Publicada em 09/07/2019, às 15h53
Por Regina Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM
Educação Ambiental ensina alunos a fazer puffs com caixa de leite e garrafa pet


Alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua dos Santos, em Jardim Camburi, participarão de uma oficina de confecção de puffs a partir do reaproveitamento de caixinhas de leite e garrafas pet, nesta quarta-feira (10). A atividade faz parte do projeto Vitória Cidade Limpa, desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam).
A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, explicou que o projeto tem foco nos resíduos sólidos e é executado pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) da Revis da Mata Paludosa em sete escolas da capital, localizadas nos bairros Jardim Camburi, Enseada do Suá, São Pedro e Santo Antônio.
Educadora ambiental do CEA, Osnéia Péccoli ressalta que os projetos de Educação Ambiental estão sendo desenvolvidos de forma contínua em parceria com as escolas, possibilitando a sensibilização dos alunos e motivando os pais a abraçar a causa em favor do meio ambiente.
Diminuição de resíduos
"Por meio do reaproveitamento, pode-se diminuir a quantidade de resíduos que vão para os
aterros sanitários, poupando a necessidade de retirar da natureza a matéria-prima", afirma o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain.
Ele completa: "Desenvolver atividades de como reaproveitar materiais otimiza o trabalho da Educação Ambiental e possibilita que alunos e familiares participem das ações em suas casas, onde farão a separação desses resíduos para que, posteriormente, sejam encaminhados para a escola. E é com esse material separado que os alunos aprenderão a confeccionar puffs com ótima durabilidade".
"Acreditamos que esses ensinamentos podem transformar nossa vivência com um meio ambiente mais saudável e sustentável. São alunos, família, escola e Educação Ambiental interligados em atividades que realmente podem favorecer para a qualidade de vida sem agredir os elementos da natureza", pontuou Juliana.