A manhã desta quarta-feira (5) foi marcada por emoção, reconhecimento e incentivo à escrita no auditório da Capitania dos Portos, em Vitória. A 47ª edição da Operação Cisne Branco, promovida pela Marinha do Brasil, premiou estudantes da capital que se destacaram na produção de redações sobre temas ligados ao mar, à história naval e à importância da "Amazônia Azul".
O evento contou com entrega de prêmios e medalhas. Criada há quase cinco décadas, a Operação Cisne Branco tem como objetivo despertar em jovens, familiares e professores o interesse pelos assuntos relacionados ao Poder Naval, ao Poder Marítimo e à preservação das riquezas marítimas do país.
Leonardo Duarte
Concurso de redação da Operação Cisne Branco.
O concurso abrange alunos do 6° ao 9° ano e do Ensino Médio, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que produzem redações manuscritas entre 20 e 40 linhas.
Neste ano, os temas propostos foram: "Amazônia Azul: o tesouro escondido no mar!" para o Ensino Fundamental e "O Brasil é inviável sem o mar: os impactos da economia azul na vida dos brasileiros" para o Ensino Médio. As redações foram avaliadas com base em critérios como objetividade, profundidade, correção gramatical, criatividade, domínio da linguagem escrita e coerência com o tema.
Leonardo Duarte
Concurso de redação da Operação Cisne Branco.
Durante a cerimônia de premiação, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, parabenizou os alunos e destacou o papel da educação como base para o desenvolvimento social: "nesse período em que estamos à frente da Prefeitura, há quase cinco anos, vocês servem de inspiração para nós. A educação transforma territórios e prova que, quando ela chega, os índices de violência diminuem e a paz social reina", afirmou.
Os vencedores nacionais do concurso, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, receberão um notebook. Já os vencedores distritais ganharam troféus e prêmios do Distrito Naval, enquanto as melhores redações da cidade foram reconhecidas com distinções regionais. Além disso, os três melhores alunos de cada escola receberam medalhas e diplomas, celebrando o talento e o comprometimento de quem transforma o aprendizado em exemplo de cidadania
A Operação Cisne Branco segue como uma importante ferramenta de valorização da escrita, do pensamento crítico e do amor pelo mar, elementos essenciais para formar uma geração consciente sobre o papel do Brasil como nação marítima.