Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Publicada em 27/08/2013, às 10h59 | Atualizada em 30/08/2013, às 11h02

Por SEGES/SUB-COM ()

Com edição de Matheus Thebaldi

Gabinete Online da Prefeitura é novo formato de Gestão Compartilhada


Imagem divulgação

Gabinete Online

Cidadãos podem acessar o site do Gabinete Online para obter mais informações sobre o projeto

Uma das marcas da atual administração de Vitória é a Gestão Compartilhada. O modelo tem o objetivo de envolver a população nas escolhas das ações da Prefeitura e na identificação das necessidades e soluções para as prioridades da cidade. Para se aproximar ainda mais dos cidadãos e tornar a gestão ainda mais interativa, a administração municipal criou o Gabinete Online.

A novidade terá a sua primeira edição nesta sexta-feira (30), às 11 horas, e poderá ser assistida pelo site http://gabineteonlinevitoria.com.br/ . O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, vai conversar com convidados sobre o conceito que orienta a sua gestão e como a internet e as mídias sociais podem contribuir para ampliar a participação democrática na gestão pública. O tema será "Governança Democrática".

O mediador da videoconferência, que será realizada com um HangOut e será transmitida direto da sala anexa do gabinete do prefeito, será Renzo Conalgo, especialista em inovação e tecnologias digitais e membro do grupo de conselheiros do Gabinete Online. Os outros convidados são:

  • Andre Telles (Curitiba – PR): especialista em Mídias Sociais, palestrante e escritor
  • Sergio Denicoli (Porto – Portugal): doutor em Ciências da Comunicação. É jornalista e professor da Universidade do Minho e da Universidade Lusófona do Porto
  • Rodrigo Rossoni (Vitória – ES): estudante de Economia e membro da Transparência Capixaba
  • Marcilio Riegert (Vitória – ES): CEO da Start You Up, pós-graduado em História da Política.

O desafio é ampliar o uso da internet para permitir a participação da população no debate sobre temas relevantes para a capital, e que isso possa acontecer de forma democrática, simples e inovadora. O Gabinete Online vai funcionar em um projeto piloto utilizando 2 ferramentas:

  • Hang Outs: ferramenta gratuita do Google que permite realizar videoconferências com a participação simultânea de até 10 pessoas. A proposta é realizar apresentações e debates via internet a partir de uma agenda que discuta os temas de interesse da cidade e da gestão municipal.
  • Consulta Pública: ferramenta vai permitir a criação de fóruns em que a população pode sugerir propostas para a cidade. As propostas podem ser comentadas e votadas pelos moradores da cidade. Todas as sugestões serão avaliadas pela Prefeitura.

A administração municipal já começou a nova gestão com a adoção do Gabinete Itinerante, que são audiências públicas presenciais nas quais o prefeito visita as regiões da cidade para ouvir a população. Também ampliou o uso das mídias sociais para dialogar com a população.

O próprio prefeito Luciano Rezende faz uso dos seus perfis para ouvir demandas e dar retorno sobre sugestões, reclamações e propostas para a cidade.

O projeto do Gabinete Online foi apresentado no dia 16 de agosto, com a presença do prefeito Luciano Rezende, que recebeu um grupo formado por ativistas e profissionais das áreas de cultura, inovação, marketing e mídias sociais que discutiram com a equipe da Prefeitura o conceito do projeto. A ação foi organizada com o objetivo de dar ao projeto, desde o seu nascimento, um DNA de co-criação.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço online.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica