Publicada em 03/06/2020, às 18h42

Por Melissa Künsch, com edição de Melissa Künsch

Guarda Municipal retoma formação dos agentes da Serra


Divulgação Semsu
Guarda Municipal retoma formação de agentes da Serra
Agentes da Guarda Municipal da Serra fazem aulas práticas com equipe da corporação de Vitória no Tancredão
Divulgação Semsu
Guarda Municipal retoma formação de agentes da Serra
Agentes da Serra estão sendo treinados para atuar na área da segurança

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), por meio da Gerência de Formação da Guarda Municipal, retomou nesta semana as aulas práticas para os futuros agentes que irão atuar no município de Serra. Durante as aulas, alunos e instrutores usam máscaras, mantêm distanciamento e utilizam álcool em gel para higienização das mãos.

As aulas práticas acontecem no Tancredão, na capital. Neste módulo do curso, os agentes da Guarda Municipal de Vitória ministram as disciplinas de Condicionamento Físico, Defesa Pessoal, Técnicas Operacionais das Guardas Municipais e Primeiros Socorros. As disciplinas teóricas permanecem sendo ministradas on-line.

"A retomada das atividades práticas do curso de formação dos agentes da Serra é importante, pois iniciamos a segunda metade da formação desses futuros guardas municipais que integrarão a segurança pública da Região Metropolitana nos próximos meses e, certamente, auxiliarão nas operações integradas realizadas em conjunto com as demais forças policiais estaduais e federais, coordenadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp)", disse o gerente de formação da Guarda Municipal de Vitória, Bruno Medeiros.

No município de Serra, a formação é para 29 agentes, que atuarão exclusivamente na área da segurança.

Viana

A Guarda Municipal de Vitória também está realizando a formação dos agentes de Viana. Atualmente, os alunos estão na última fase do curso, que é o treinamento de tiro. Os futuros guardas também realizaram estágio operacional de trânsito em vias de Vitória.

No município, a formação é para 30 agentes, que atuarão nas áreas de segurança e trânsito. A formação está prevista para finalizar ainda neste mês.

Formação

Tanto os agentes da Serra quanto os de Viana passaram pela formação básica em segurança pública, de acordo com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Eles fizeram disciplinas de direitos humanos, direito administrativo, processual e penal e aprendem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Desarmamento e Estatuto das Guardas Municipais.

Eles também aprendem técnicas de defesa pessoal e uso diferenciado da força, emprego de de equipamentos menos letais e uso e controle de armas de fogos.

"Esta formação é inédita no Estado. É a primeira vez que uma força de segurança municipal transmite seus conhecimentos para outras guardas municipais do Espírito Santo. Dessa forma, a Guarda Civil Municipal de Vitória cria um protocolo de formação de novos agentes e pode contribuir ainda mais para a segurança pública na Grande Vitória e em outras cidades", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)