Publicada em 18/07/2012, às 17h37
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Letícia Comério
Luizinho Taj Mahal recebe homenagem póstuma com a Comenda Maurício de Oliveira

Luiz Queiroz dos Santos (20/10/1949 – 21/10/2010), conhecido como Luizinho Taj Mahal, foi um cantor capixaba que começou a carreira musical muito cedo. Filho e irmão de músicos, com apenas 12 anos já trabalhava em bailes e nos clubes de Vitória tocando baixo acústico.
Falecido em 2010, Luizinho Taj Mahal receberá homenagem póstuma da Comenda Maurício de Oliveira, que será entregue a seu filho mais velho, Renan Luiz Nascimento Santos. A comenda é o maior título honorífico entregue pelo município de Vitória.
A estreia do artista aconteceu no conjunto Gato Preto, que atuou na noite capixaba em bandas como Taj Mahal, da qual ganhou o apelido, na Retocado e na Paramount.
Foi intérprete da Mocidade Unida da Glória nos anos 80 e mais tarde acompanhou Edson Papo Furado na Unidos da Piedade, até 2007. Em seus shows, gostava de fechar com sambas-enredos, principalmente os da Mocidade Independente de Padre Miguel e União da Ilha do Governador, escolas de samba do Rio de Janeiro.
Sempre muito elegante e bem arrumado, mas com sua simplicidade, Luizinho Taj Mahal era apontado como um dos melhores cantores e sambistas do Estado e chegou a cantar várias vezes no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A Comenda Maurício de Oliveira será entregue a seis personalidades expressivas do movimento cultural capixaba. Maestro Colibri, Deny Pacheco Gomes, Lula D'Vitória, Maria da Penha Correia de Jesus, Natércia Lopes e Luizinho Taj Mahal (post mortem) são os condecorados este ano.
A solenidade será realizada nesta quinta-feira (19), às 20 horas, no Mercado São Sebastião, com show com o grupo AVA (RJ).
SERVIÇO
Entrega da Comenda Maurício de Oliveira
Condecorados: Ailton Paulo (maestro Colibri); Deny Pacheco Gomes; Lula D’Vitória; Maria da Penha Correia de Jesus; Natércia Lopes e Luizinho Taj Mahal (post mortem)
Atração: AVA (RJ)
Quando: quinta-feira (19), às 20 horas
Onde: Mercado São Sebastião, Avenida Paulino Müller, Jucutuquara
Mais informações: (27) 3132-2064
Entrada gratuita.