Publicada em 14/09/2021, às 18h54 | Atualizada em 14/09/2021, às 19h00

Por Andreza Lopes (aclopeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Mobilização social no CEU de São Pedro com atendimento à comunidade


Leonardo Silveira
Fachada do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Grande São Pedro
CEU de São Pedro realiza mobilização social com atendimentos para serviços prestados por várias secretarias da Prefeitura de Vitória.

Mais um final de semana com atendimento em assistência social para os moradores da Grande São Pedo. O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), promove, neste sábado (18), uma grande mobilização social que vai contar, com atendimento para serviços prestados por várias secretarias da Prefeitura de Vitória.

O CEU, que é um equipamento organizado pelo Grupo Gestor (GG), composto por membros representantes do poder público municipal, sociedade civil organizada e moradores da Grande São Pedro, atende famílias de 10 bairros da região: São Pedro, Comdusa, São José, Santos Reis, Santo André, Ilha das Caieiras, Redenção, Conquista, Resistência e Nova Palestina.

No espaço funcionam o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), o Centro de Apoio ao Empreendedor, o Circuito Cultural (música, danças urbanas, dança de salão, capoeira, artesanato e costura), o Espaço de Qualificação e Inclusão Digital, o Núcleo de Integração Social da Pessoa Idosa (Nispi), escolinhas de esportes e outros serviços.

“A ação de mobilização social no CEU São Pedro leva uma série de atividades e atendimentos socioassistenciais para a comunidade no sábado pela manhã e reafirma o compromisso da gestão Lorenzo Pazolini com as pessoas, com as comunidades e com o social”, explica Cintya Schulz, secretária de assistência social.

Mobilização

No sábado, os moradores das regiões que recebem atendimento do CEU, e que comparecerem ao evento, terão acesso aos seguintes atendimentos:

Semas - CRAS - Atendimento social e atualização do CadÚnico;

Semas - NISPI - Núcleo de integração social para pessoa idosa;

Semc - Circuito Cultural de Vitória: Danças Urbanas, artesanato e capoeira;

Semesp - Clínica de futsal e vôlei;

Semfa- IPTU;

Seme - 2º segmento/ matrícula para EJA;

Semcid- inclusão digital: agendamento online;

CDTIV – microempreendedor.

“O objetivo dessa ação é proporcionar acesso para os moradores aos serviços oferecidos no prédio do CEU”, destaca Vanessa Santos Machado, presidente do Grupo Gestor do CEU.

Grupo Gestor

A unidade tem um modelo de gestão participativo e tripartite: com representantes do Poder Público, da comunidade e da sociedade civil organizada. São 15 titulares e 15 suplentes. Os representantes das comunidades e das organizações civis no atual Grupo Gestor (GG) são eleitos em assembleia geral.
A cada dois anos, ou sempre que houver vacância em algum cargo, deve ser realizado um processo de mobilização social para identificar pessoas interessadas em compor o GG e ajudar a compartilhar a gestão.
O CEU foi implantado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com o Ministério da Cultura, para oferecer, em um mesmo espaço físico, programas e serviços voltados para o desenvolvimento econômico e social, a cidadania e a garantia de direitos.

Eleição do Grupo Gestor

Estão abertas inscrições para participar do Grupo Gestor do CEU, para membros da sociedade Civil Organizada e Comunidades. Os interessados podem se inscrever na sede do CEU, apresentando a seguinte documentação:

I – Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência nominal em um dos bairros atendidos pelo CEU.

Serão aceitos como comprovante de residência os seguintes documentos:

1) Documento eleitoral;

2) Contas de água, energia, telefone e cartão de crédito;

3) Cartão do SUS das unidades de saúde da região (Resistência, Nova Palestina/Conquista, Santo André e Ilha das Caieiras).

Poderão pleitear registro de candidatura e participação como candidato, somente residentes na região administrativa 7 (Grande São Pedro), formada pelos bairros: Comdusa, São Pedro, Ilha das Caieiras, Santo André, Redenção, São José, Santos Reis, Nova Palestina, Conquista e Resistência, cumpridas as demais exigências dispostas neste edital.

A eleição ocorrerá no dia 07 de outubro, na sede do CEU, em São Pedro.

Serviço

Mobilização Social
Dia: 18/09/2021 - Sábado
Horário: 08h às 12h.
Local: Praça CEU, rua 23 de abril – n° 35, Santo André

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)