Parque Municipal Costeiro inicia atividades nesta quinta-feira (25)
Publicada em | Atualizada em
Por Deyvison Longui, com edição de Andreza Lopes
Ocimar Moreira
Os moradores e turistas da capital ganharam, nesta quinta-feira (26), mais um parque municipal: o Costeiro, situado na parte Norte da Praia de Camburi, ao lado do Atlântica Parque. O novo espaço, voltado para a educação ambiental e pesquisa, contará com sede, anfiteatro, trilhas ecológicas, terraço e mirante. O acesso será gratuito e funcionará de terça a domingo, das 8h às 17h (manutenção às segundas).
A previsão de atendimento é de aproximadamente 150 pessoas, simultaneamente, e 450 pessoas por dia, sendo subdividido em dois setores: de Recuperação e de Visitação. A sede do parque será destinada às visitas guiadas para educação ambiental de alunos, visitantes e turistas. No novo espaço, os visitantes encontrarão, por exemplo, árvores frutíferas, araçá, ipê-amarelo, aroeira, pitangueira, dentre outras espécies nativas.
A vegetação nativa do local passou por recuperação e cerca de 10 mil mudas de espécies de restinga estão sendo plantadas. A fauna inclui a presença de animais como o sagui-de-cara-branca, o gambá, o cachorro-do-mato, o esquilo, a garça, o sabiá, o pica-pau, o guaiamum, entre outros.
Experiência em educação ambiental
"Este novo parque proporcionará aos cidadãos atividades e experiências de educação ambiental, pesquisa e recuperação ambiental em ambiente costeiro, adotando como referência a experiência positiva do Parque Botânico da Vale", ressaltou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
O secretário ainda complementa: "Essa é uma importante realização, visando levar dignidade aos espaços públicos, principalmente pelo fato de que a área a ser ocupada pelo parque, historicamente, sofreu com elevada degradação ambiental e social, tornando a área pouco propícia para a utilização pela sociedade".
Termo de Compromisso
Além dos 17 mil metros quadrados de espaço construído, o Parque Municipal Costeiro conta ainda com uma área pública localizada no entorno da unidade. No total, são aproximadamente 90 mil metros quadrados de área. A empresa Vale fará a administração do espaço.
O novo parque é fruto do Termo de Compromisso Ambiental firmado com a empresa Vale em uma Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual, em decorrência da necessidade de compensação e recuperação da Região Norte da Praia de Camburi.
A construção foi possível a partir da concessão do espaço à Vele por meio de Decreto Municipal de Utilidade Pública e do Contrato de Concessão, e não envolveu qualquer custo para a administração municipal.
Por meio da concessão e do acordo firmado, a empresa Vale executou as obras de construção da sede do parque, além de fazer a recuperação ambiental da área daquela região, conforme Termo de Compromisso Ambiental, assinado junto ao Ministério Público, órgãos ambientais e sociedade civil.