Publicada em 10/12/2021, às 11h40 | Atualizada em 13/12/2021, às 11h18
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Personagens clássicos da literatura infantil se reúnem em musical do Cmei Zélia
“O tempo do Menino Maluquinho é um tempo que existe só na infância, mas ele é eterno em todos nós.” Assim escreveu o cantor e compositor Milton Nascimento para a música que homenageia o personagem-título criado pelo cartunista Ziraldo.
E esse Menino alegre, às vezes travesso, e sempre muito criativo, desde 2002, foi adotado pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zélia Vianna de Aguiar (ZVA), em Santa Luíza, dentro do projeto institucional "Sou maluquinho pelos livros". E foi ele, maluquinho por histórias, quem conduziu o musical estrelado pelas crianças do grupo 6, matriculadas no Cmei, nos turnos matutino e vespertino.
Lendo, imaginando e aprendendo: personagens das obras “Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa”, “Moana”, “O Rei Leão” e “Toy Story” e encantaram as famílias e os profissionais do Cmei.
“Tenho muito amor por esse Cmei, por esses professores que cuidam com tanto carinho e dedicação dos nossos filhos e nos proporcionaram esse espetáculo. Essas crianças vão crescer mais felizes por terem passado pelo Zélia Vianna de Aguiar”, disse Tiessa Loureiro, fotógrafa e mãe de Fernanda, da turma 6B.
“E são tantos caminhos pra se seguir e lugares pra se descobrir”
As diferentes histórias trabalhadas com as turmas ao longo do ano dentro do projeto "Literatura infantil, de autor em autor, você se torna um leitor” ganharam vida no palco. Para fazer o espetáculo acontecer, são muitas profissionais do Cmei envolvidas: Simone Egias, Rose Virgínio, Jailma Ferrari, Karla Sirtoli, Rakel Magro, Iris da Luz Rosa, Dulce Mara Freitas, Cristina Simora, Roberta Louzada, Cleudimaria Lopes e Rosana Corrêa.
Ao final, o grande encontro de Alladins, Gênios, Jasmines, Moanas, Simbas, Nalas, Soldadinhos, Woody, Jessie, Buzz Lightyear, Betty e, claro, o Menino Maluquinho, emocionou a plateia, que aplaudiu de pé os pequenos artistas com a equipe da unidade de ensino.
“As respostas estão no horizonte”
A diretora do Cmei, Roberta Louzada, agradeceu a presença das famílias não apenas na apresentação do musical, mas ao longo da jornada de cada criança no Zélia Vianna de Aguiar.
“Agradeço a confiança das famílias nesse percurso, nós que acolhemos muitos desde pequenininhos, muitas vezes acolhendo as famílias também, tranquilizando pais e mães que ficavam com o coração apertado nos primeiros dias, mas que confiaram em nós. Na sala da direção do Zélia Vianna tem um pedacinho da história de cada um. Nós decidimos tudo juntos, obrigado a cada um de vocês por terem abraçado o projeto do Cmei”, disse emocionada.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, esteve presente no evento. “É um momento para agradecer e parabenizar toda a equipe do Cmei, todos os profissionais envolvidos nessa jornada das crianças. A rede de Vitória é muito potente e faz a diferença na vida de cada criança, de cada estudante dos nossos 45 mil matriculados, de 6 meses a 103 anos. Parabéns a todos e também às famílias”, pontuou.
“O Menino é o dono do mundo”
Prestes a se despedirem da Educação Infantil e seguirem para o Ensino Fundamental, as crianças também deixaram uma mensagem, representadas por Miguel Dutra e Júlia Casotti.
“Agradecemos a Deus por nos proteger. Aos nossos pais, por tanto nos amar. Aos professores, por nos ensinar. Aos nossos colegas, pelos momentos que passamos juntos. A toda a equipe do ZVA, por sempre nos ajudar, sentiremos saudades”, leram eles.