Publicada em 22/06/2022, às 17h55

Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes

PMV participa de maior evento pet do País e recebe prêmio por bem-estar animal


Foto Divulgação
Banner Pet Fair

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), estará presente no maior evento Pet do Brasil, a Pet Fair ES, que será realizada no sábado (25) e domingo (26), no Centro de Convenções de Vitória, localizado em Santa Lúcia.

A Semmam apoia o evento e terá um stand no local, com cadastramento para o Programa "Vitória da Castração Animal", vacinação antirrábica, Exposição "Bem-estar Animal" e abordagem educativa. A Prefeitura de Vitória vai receber, ainda, uma premiação pelas políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.

 A programação da Pet Fair ES conta com diversas atrações, entre elas: Cine Pet, Pet Show, Batalha de Groomers, Pet Love, Pet Fun, Pet Place e Pet Educa. No sábado, o evento será realizado das 13h às 21h. No domingo, das 13h às 20h. A programação completa pode ser conferida na página do evento acessando aqui.

O programa "Vitória da Castração Animal", instituído pelo Decreto Nº 19.816/2021, é a primeira política pública de fluxo contínuo no Espírito Santo voltada para o controle populacional de cães e gatos e para o bem-estar animal. Por meio do Programa, já foram realizadas 1200 castrações no município. Para ter acesso aos serviços, é preciso realizar o cadastro individual de tutor, com criação de login e senha no Portal e posterior preenchimento das informações.

Além esterilização cirúrgica, o Programa prevê microchipagem, com realização de exames laboratoriais pré-operatórios, fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante os procedimentos cirúrgicos e pré-cirúrgicos, assim como a medicação pós-cirúrgica

A Exposição "Bem-estar Animal" busca sensibilizar sobre a importância de retribuir o carinho e a companhia dos bichinhos, com atitudes e rotinas importantes para a qualidade de vida deles. As equipes da Gerência de Educação Ambiental da Semmam e do Centro de vigilância em Saúde Ambiental, realizarão abordagem educativa sobre a importância da guarda responsável de animais, com tutores e participantes do evento.

"Na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, lançamos o Programa Vitória da Castração Animal, uma política pública permanente de controle populacional, por meio do qual já realizamos mais de mil castrações. Entre outras ações, também somos parceiros em eventos de adoção, que já permitiram que 110 bichinhos tivessem um novo lar", destacou a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal, Cristiane Stem.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)