Prefeitura de Vitória

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Publicada em 08/11/2019, às 17h19

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br)

Com edição de Matheus Thebaldi

Rede pública de saúde de Vitória é aprovada por quase 90% dos seus usuários


Carlos Antolini

Homem aplicando vacina em uma mulher

Pacientes podem avaliar atendimentos nos serviços da rede municipal de saúde por meio de torpedo

As unidades de saúde e os Centros Municipais de Especialidades (CMEs) de Vitória receberam conceito "ótimo/excelente" de 89% de seus usuários no sistema de avaliação por torpedos. Das mais de 7 mil avaliações feitas em outubro, quase 6 mil foram com notas entre 9 e 10. Veja relatório completo.

Entre as unidades básicas de saúde, 22 receberam notas acima de 9. O destaque vai para a US da Ilha de Santa Maria, que ficou com a maior nota: 9,66. 

Para a diretora da unidade, Karla Teixeira, esse resultado reflete o compromisso de toda a equipe. "Todos na unidade trabalhamos sem medir esforços para dar nosso melhor, com responsabilidade e qualidade. Além disso, contamos com o apoio e a participação ativa do Conselho Local de Saúde e das lideranças comunitárias", avalia.

Outras unidades

As outras unidades que foram avaliadas com notas médias acima de 9 foram: Bairro do Quadro, Santa Luíza, Itararé, Praia do Suá, Jesus de Nazareth, Bairro República, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Jabour, Bonfim, Vitória, Maruípe, Bairro da Penha, Maria Ortiz, Ilha do Príncipe, Fonte Grande, Forte São João, Ilha das Caieiras, Consolação e Alagoano/Favalessa. As demais US receberam notas acima de 8,5.

Além das unidades de saúde, os Pronto-Atendimentos (PA) e os Centros Municipais de Especialidades também são avaliados. Em outubro, o PA da Praia do Suá recebeu nota 7,85 e o PA de São Pedro, 7,46. Entre os Centros de Especialidades, as notas foram 9,69 para o CME de São Pedro e 9,51 para o CME de Vitória.

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, as notas dadas por meio de torpedo são uma importante ferramenta de gestão. "Monitoramos as avaliações para entender o que precisamos melhorar. É um dispositivo que nos ajuda na gestão e contribui para melhorar o acesso e potencializar o atendimento", explica.

Sistema

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço online.

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