Estudantes participam do circuito ambiental do projeto "Ecos da Restinga".
A restinga vai virar sala de aula viva para 65 estudantes da rede municipal de Vitória no próximo dia 22 de junho. Das 8h às 11h30, alunos da Emef Adão Benezath participam do circuito ambiental do projeto "Ecos da Restinga", promovido pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata da Praia.
A ação integra as estratégias de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio do CEA Mata da Praia, com foco na sensibilização, na formação cidadã e na valorização dos ecossistemas costeiros da capital.
Durante a manhã, os estudantes participarão de trilha sensorial, plantio de mudas, dinâmica sobre relações ecológicas e atividade de reconhecimento da flora da Mata de Restinga. A proposta é fazer com que os alunos compreendam, na prática, a importância desse ambiente para a proteção do litoral, a conservação da biodiversidade e o equilíbrio ambiental da cidade.
Restinga protege o litoral
A Mata de Restinga é um ecossistema de grande relevância ecológica para as áreas costeiras. Além de abrigar espécies vegetais e animais adaptadas a condições específicas de solo, vento, salinidade e luminosidade, esse ambiente exerce papel importante na fixação de dunas, na contenção da erosão, na proteção do solo e na conservação da água.
Foto Divulgação
Estudante participa do circuito ambiental do projeto "Ecos da Restinga".
Em cidades litorâneas como Vitória, compreender a função da restinga é essencial para formar uma nova geração mais atenta aos desafios ambientais do território onde vive. A atividade aproxima os estudantes da natureza e mostra que a preservação dos ecossistemas costeiros tem impacto direto na qualidade de vida da população.
Educação ambiental na prática
O circuito "Ecos da Restinga" foi planejado para estimular o aprendizado vivencial e sensorial. Em vez de trabalhar apenas conceitos em sala, a atividade leva os estudantes ao contato direto com o ambiente, permitindo que observem texturas, aromas, formas, espécies nativas e relações entre os seres vivos.
Entre as ações previstas estão a Trilha Sensorial, o plantio de mudas nativas, a dinâmica "Teia do Ecossistema" e a trilha "Conhecer a Flora da Mata de Restinga".
A dinâmica da teia, por exemplo, ajuda os alunos a visualizarem a interdependência entre plantas, animais, solo, água e seres humanos. Já o plantio de mudas reforça a importância das práticas sustentáveis e contribui para o fortalecimento da restauração ecológica.
Foto Divulgação
Estudantes participam do circuito ambiental do projeto "Ecos da Restinga".
Formação de multiplicadores
Ao envolver 65 estudantes da rede municipal em atividades práticas, o projeto contribui para a formação de multiplicadores de atitudes sustentáveis. A expectativa é que os conhecimentos vivenciados durante o circuito ultrapassem os limites da escola e cheguem às famílias, comunidades e territórios onde os alunos vivem.
A ação também fortalece o vínculo dos estudantes com os espaços naturais de Vitória, estimulando o sentimento de pertencimento e responsabilidade em relação ao patrimônio ambiental da cidade.
Mais do que uma atividade pontual, o circuito reforça a educação ambiental como ferramenta estratégica para a conservação dos ecossistemas costeiros e para a construção de uma sociedade mais consciente, participativa e sustentável.
Serviço Circuito ambiental do projeto "Ecos da Restinga" Data: 22 de junho de 2026 Horário: das 8h às 11h30 Local: CEA Mata da Praia -no Parque Urbano Padre Alfonso Pastore (Parque Mata da Praia) Endereço: Rua João Hónorato Rodrigues, Mata da Praia Atividades: trilha sensorial, plantio de mudas, dinâmica "Teia do Ecossistema" e trilha "Conhecer a Flora da Mata de Restinga"