Publicada em 01/04/2024, às 12h10 | Atualizada em 01/04/2024, às 12h10

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Romaria dos Homens: confira alterações do trânsito em Vitória


Foto Divulgação
Interdição

A Romaria dos Homens faz parte das homenagens à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, e neste ano será no próximo dia 6, na noite de sábado. Tradicionalmente, o evento começa no Centro de Vitória e, devido ao grande número de romeiros, demanda alterações no trânsito para segurança dos fiéis e mobilidade de motoristas.

De acordo com o alinhamento da Gerência de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot), a primeira intervenção será um dia antes, às 23 horas da sexta-feira (5). A rua José Marcelino ao redor da Catedral Metropolitana, ponto turístico da Capital e onde haverá missa às 18 horas, será totalmente interditada.

Já no sábado, às 14 horas, será interditado o trecho da Rua Professor Baltazar que cruza com a Rua Doutor José Benjamim Costa até a Rua José Marcelino. Desse modo, o acesso de carros ou motos nas vias ao redor da Catedral não será permitido. O fluxo será direcionado à Rua Dionísio Rosendo (Rua da Associação dos Funcionários Públicos).

A partir das 18h30, a intervenção será na Avenida Jerônimo Monteiro, que tem mão única no sentido Centro-Cariacica. Ela ficará fechada para a reunião de fiéis em frente ao Palácio Anchieta, onde haverá concentração de romeiros para ir ao encontro da imagem da padroeira. A Romaria dos Homens tem previsão de início às 19 horas. Os acessos à Avenida República e Rua General Osório também serão fechados.

"Orientamos os motoristas a evitarem o Centro de Vitória, no sentido Cariacica ou Vila Velha, a partir das 18 horas. A sugestão é que passem pela Terceira Ponte para ir à Vila Velha ou pela Rodovia do Contorno para irem à Cariacica", observou Brunno Xavier, gerente da Gpot. 

Trajeto

A imagem de Nossa Senhora da Penha seguirá de carro pelas ruas do Centro, partindo da Catedral Metropolitana pela Rua José Marcelino, acessando a Rua São Francisco, depois embaixo do Viaduto Caramuru até a Rua Cais São Francisco.

A procissão irá desembocar no Parque Moscoso, na Avenida Cleto Nunes, seguindo para Avenida Marcos de Azevedo, depois Avenida Duarte Lemos, até chegar na Rua Pedro Nolasco, já em frente à Ponte Seca. O objetivo é chegar à Segunda Ponte para que a caminhada siga para a cidade de Vila Velha.

"Todo o trajeto da romaria terá interdições provisórias de trânsito. Ou seja, enquanto a imagem e os romeiros estiverem realizando o percurso, as equipes da Guarda de Vitória estarão dispostas em pontos estratégicos para fazer as intervenções necessárias", observou Marcelo Paraguassu Pires, gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito (Goft).

A expectativa é que o trânsito volte a fluir normalmente na região a partir das 22 horas. Vale lembrar que a Festa da Penha é a terceira maior festa religiosa do Brasil e que envolve milhares de fiéis em suas comemorações em nome de Nossa Senhora da Penha.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)