Publicada em 25/05/2018, às 14h34

Por Fabrícia Kirmse, com edição de SEGOV/SUB-COM

Salas ambiente para cada disciplina ganham espaço na rede municipal de ensino


Secretaria de Educação/Divulgação
Assessoria temática sobre salas ambientes para professores de matemática da rede
Seme está oferecendo assessoria temática sobre salas ambiente para professores de matemática da rede municipal

Imagine uma sala toda ambientada, por meio de recursos didático-pedagógicos, para uma disciplina específica. Esse conceito vem sendo desenvolvido em algumas escolas da rede municipal de ensino de Vitória, por meio das chamadas salas de aula ambiente.

Cada espaço desse atende a um fim educacional específico, como Geografia, História, Matemática, entre outras disciplinas. Nesta sexta-feira (25), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta, em Ilha de Santa Maria, aconteceu uma assessoria temática sobre ambientação voltada para professores de Matemática.

O foco é promover o debate sobre o tema e a troca de experiências e mostrar como pode ser interessante para alunos e professores o uso desse conceito nas escolas. A professora de Matemática Elaine Rampinelli Vanderlei Biancardi já faz uso de sala ambiente desde o ano passado, quando começou com esse trabalho no turno matutino. Este ano, a ideia está sendo aplicada nos dois turnos. 

Ela contou que o resultado tem sido muito positivo. "A sala ganha a cara da Matemática e é possível dar continuidade, em cada aula, aos trabalhos desenvolvidos. O aluno entra verdadeiramente no clima da Matemática, num espaço que é todo voltado para essa disciplina", analisou.

Elaine explicou que as atividades feitas pelos alunos também ficam expostas na sala, o que valoriza o trabalho dos estudantes. "A gente percebe claramente que muda até mesmo a relação deles com a Matemática e facilita o aprendizado, já que várias referências sobre a disciplina estão ali, sempre expostas na sala de aula", afirmou a professora.

Rendimento

Secretaria de Educação/Divulgação
Assessoria temática sobre salas ambientes para professores de matemática da rede
Objetivo da atividade é mostrar como pode ser interessante para alunos e professores o uso desse conceito nas escolas

A diretora da Emef Irmã Jacinta, Denise Fernandes, também aprovou a ambientação. "Estamos conseguindo fazer as salas ambiente com nossos recursos, com material encaminhado pela Prefeitura de Vitória, e o resultado é muito satisfatório. Essa assessoria da Seme é muito importante para mostrar como as aulas podem ficar mais interessantes assim e melhorar até mesmo o rendimento dos alunos. Percebemos que o comportamento do estudante em sala muda e também a sua relação com a disciplina ministrada", pontuou.

Assessoria

A gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Angela Francisca Caliman Fiorio, relatou que a assessoria temática realizada nesta sexta-feira (25) envolve a participação de 15 unidades de ensino da rede municipal.

"O foco é a organização, a estruturação e o planejamento das salas ambientes, a fim de enriquecer e potencializar o trabalho pedagógico, por meio da troca de experiências entre as escolas", explicou a gerente.

Ela afirmou que a sala de aula é um espaço de construção coletiva, dialógica e democrática. "Nessa perspectiva, a proposta de ambientalização das salas de aula é uma das ações que aguçam o interesse dos estudantes pelo conhecimento, adequando o uso de materiais e recursos pedagógicos à proposta pedagógica", concluiu.

A ideia de organização escolar em salas ambiente concebe uma especialização das salas de acordo com as disciplinas que sediarão. Assim, é possível ter salas de geografia, de história, matemática, entre outras, e os alunos, não mais os professores, fazem deslocamento entre as salas a cada mudança de aula. O objetivo é que cada sala, uma vez especializada, conte com os subsídios materiais necessários para a ilustração e o enriquecimento das aulas.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)