Publicada em 27/02/2010, às 10h00 | Atualizada em 11/03/2010, às 12h58
Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui
Segunda via do carnê do IPTU pode ser retirado pela internet ou na Prefeitura

O contribuinte do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) que não recebeu o carnê deve procurar o setor de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, localizado no térreo da Prefeitura de Vitória.
A entrega do carnê na Prefeitura será feita de segunda a sexta-feira, das 8h 18 horas. A cota única e a primeira parcela do tributo vencem nesta terça-feira (16).
Segundo o gerente de Cadastro Imobiliário, Luciano Zuccolotto, dos 153.483 carnês, cerca de 3,5% devem ser devolvidos à administração municipal pelos Correios.
Isso ocorre devido a vários motivos: o contribuinte muda de endereço e não atualiza seus dados na Prefeitura, o imóvel é um terreno sem edificação ou caixa de correspondência, o edifício não tem porteiro ou o imóvel está fechado.
Se preferir, ou não puder vir até a Prefeitura de Vitória, o contribuinte também pode imprimir uma segunda via do imposto pelo portal (retire aqui a 2ª via). Para isso, é preciso saber o número da inscrição fiscal ou o documento de identificação junto ao município. No carnê do ano passado há esta informação.

Pagamento
O IPTU pode ser pago em cota única com desconto de 8% até esta terça-feira (16). Na mesma data vence a primeira cota do tributo para aqueles que preferiram parcelar o pagamento.
Os carnês com valores até R$ 100 podem ser pagos em cinco vezes. Acima deste valor, o contribuinte pode efetuar o pagamento em dez mensalidades.
O pagamento do IPTU de Vitória pode ser feito nas agências do Bradesco, Itaú, Unibanco, Banestes, Banco do Brasil, ABN Amro Real e lotéricas.
Para atualização dos valores, foi aplicado 4,18%, utilizando o IPCA-E, que é o índice oficial de atualização dos créditos do município, do ano de 2009.