Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Segurança: confira as ações da Guarda de Vitória durante o final de semana

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Motorista embriagado é detido pela Guarda de Vitória após bater com carro em praça
Teste de alcoolemia realizado com motorista que bateu com carro na Praça do Papa. (ampliar)

Motorista embriagado é detido após bater com carro em praça

Um motorista de 24 anos foi detido pela Guarda de Vitória, na manhã de sábado (4), após se envolver em um acidente de trânsito na Praça Asdrubal Soares, em Jucutuquara. O teste de bafômetro apontou que o condutor estava embriagado.

Equipes da Guarda ouviram o barulho da colisão e se dirigiram até o local imediatamente, onde encontraram um Hyundai HB20, e prestaram ajuda aos ocupantes.Durante a abordagem, os guardas municipais constataram que o motorista apresentava sinais claros de alteração da capacidade psicomotora, como fala desconexa, olhos avermelhados, forte odor etílico e dificuldade para manter o equilíbrio.

"No interior do veículo, também foram encontradas bebidas alcoólicas. Submetido ao teste do etilômetro, o condutor registrou 0,55 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido, índice que configura crime de trânsito. Apesar da colisão, ele sofreu apenas um corte na orelha direita, recusando atendimento médico no local" , detalhou o coordenador Brandino.Além da embriaguez, durante a vistoria veicular os guardas municipais identificaram indícios de adulteração no automóvel. O HB20 foi removido ao pátio credenciado para as providências cabíveis.

O motorista foi encaminhado à Delegacia Regional de Vitória, onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial.

Veículo é flagrado com garrafa plástica sendo usada como tanque de combustível

Um veículo equipado com um tanque de combustível improvisado foi flagrado durante uma blitz da Guarda de Vitória, na madrugada deste domingo (05), na Mata da Praia. Uma garrafa plástica estava armanezando o combustível e foi conectada diretamente ao motor.

Foto Divulgação
Guarda de Vitória flagra veículo com garrafa plástica sendo usada como tanque de combustível
Guarda de Vitória flagra veículo com garrafa plástica sendo usada como tanque de combustível durante blitz.

A irregularidade foi descoberta pelos guardas em um dos pontos de abordagem e fiscalização, na Avenida Adalberto Simão Nader. "Ao inspecionarmos o automóvel, constatamos que o sistema original de combustível havia sido substituído por uma garrafa plástica adaptada, abastecida com combustível e ligada diretamente ao motor. A modificação representa um grave risco de incêndio e explosão, colocando em perigo o condutor, passageiros e demais usuários da via", explicou o gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito, Fagner Pinheiro.

Diante da situação, o veículo foi removido ao pátio credenciado, por apresentar condição que comprometia a segurança para circulação. As medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também foram adotadas, como a aplicação de auto de Infração por conduzir veículo em mau estado de conservação.

O gerente Pinheiro destaca que as operações de fiscalização têm como objetivo retirar de circulação veículos e condutores que ofereçam riscos à segurança viária. "Uma adaptação como essa coloca vidas em perigo. Além de irregular, um tanque improvisado pode provocar incêndios em caso de colisão ou até mesmo durante o funcionamento do veículo. Nosso trabalho é prevenir acidentes e garantir que os veículos circulem em condições seguras", ressaltou.

As blitze realizadas diariamente na cidade buscam identificar não apenas infrações de trânsito, mas também situações que possam comprometer a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. Somente na noite de sábado para domingo, fora montados dois pontos de fiscalização, sendo um na Mata da Praia e outro em Santa Helena, totalizando 324 testes de bafômetro. "O objetivo é segurança viária: salvar vidas no trânsito. Acreditamos que os condutores devem lembrar da responsabilidade de andar corretamente nas vias para que todos tenham segurança e vidas sejam salvas", completou Pinheiro.