Publicada em 04/08/2022, às 16h10 | Atualizada em 04/08/2022, às 16h22

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Sequência didática ensina Matemática de maneira divertida para estudantes


Foto Divulgação
Emef CAA - Matemática
Estudantes da Emef Ceciliano Abel de Almeida aprendem matemática financeira de forma diferenciada. (ampliar)

Matemática financeira e sistema monetário. Pode parecer matéria do Ensino Médio ou até de faculdade de Economia, mas está na sala de aula do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé.

A turma da professora regente Luciana do Nascimento está utilizando cédulas de brinquedo, como as que fazem parte de jogos de tabuleiro, simulando várias situações em sala de aula para o uso do dinheiro.

A educadora explicou que os estudantes estão em fase de aprendizagem sobre o sistema monetário, reconhecendo nossa moeda vigente, o Real, quais cédulas e moedas existem, qual a função do dinheiro em nosso cotidiano.

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Emef CAA - Matemática
Estudantes da Emef Ceciliano Abel de Almeida aprendem matemática financeira de forma diferenciada. (ampliar)

"Para melhor consolidação do conteúdo e conhecimento do sistema monetário através da prática, foi proposto o projeto 'O dinheiro em nosso cotidiano', em que os estudantes tiveram acesso às células e moedas impressas para utilizarem em situações de compra, venda e troca, podendo comparar valores e resolver pequenos problemas. Foram propostas para nossas aulas situações em que os pudessem desenvolver cálculos mentais com as cédulas e moedas de brinquedo. Além de conhecer o sistema monetário, as crianças desenvolvem habilidades de leitura, melhoram a capacidade de raciocínio matemático e aprendem a trabalhar em grupo", explicou a educadora.

O jeito diferente de aprender Matemática na escola agradou à turma. "Foi muito legal, eu gosto quando tem brincadeiras na aula", disse Lavinia da Rocha Suella, 7 anos. "Eu gostei muito, porque eu não conhecia todos os dinheiros", contou Luis Fernando Alves da Silva, 7 anos.

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Estudantes da Emef Ceciliano Abel de Almeida aprendem matemática financeira de forma diferenciada. (ampliar)

Aprendizagem

Foram trabalhadas atividades em folha e com livro didático, manuseio de cédulas e moedas de brinquedo durante brincadeiras e jogos, mercadinho para compra e venda de produtos selecionados pela professora e também pelos estudantes, jogos de reconhecimento do valor de mercadorias. Orgulhosa, a professora Renata contou que todos ficaram muito engajados e entusiasmados durante as atividades.

"O projeto teve ótimo retorno, estudantes engajados e aprendizagem ocorrendo de forma significativa", avaliou a educadora.

Para ela, é importante aperfeiçoar nos estudantes a competência para lidar com o dinheiro, o que já se introduz desde cedo devido ao convívio social com os adultos, iniciar suas primeiras noções matemáticas, além de descobrir o valor das coisas e a importância de se juntar e economizar.

Diretor da unidade de ensino, Fábio Arthur Rodrigues afirmou que a sequência didática desenvolvida pela professora promoveu um grande interesse nas aulas. "Até no recreio eles estavam brincando de comprar e dando troco com os colegas. A brincadeira e a ludicidade dessas ações contribuem enormemente para o aprendizado nessa faixa etária. A criança aprende brincando, com ações práticas e com significados efetivos", destacou.

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