Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

VitórIA: capital lança canal de WhatsApp com Inteligência Artificial para serviços de saúde

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Jansen Lube
Pessoa interagindo com celular

A Prefeitura de Vitória lançou, nesta quarta-feira (21), um novo canal para facilitar o acesso dos munícipes aos agendamentos e outros serviços de saúde. Com o novo canal, a população poderá interagir com a VitórIA, uma assistente virtual baseada em Inteligência Artificial integrada ao sistema de Gestão em Saúde do município, a Rede Bem-Estar. O contato pode ser feito por meio do númnero (27) 98107-0240.

Inicialmente, o novo sistema entrará disponível para solicitação de avaliação dos serviços de saúde, confirmação e desmarcação de consultas, com expansão gradual para outros serviços. O objetivo do novo canal é facilitar o acesso da população às informações e aos serviços de saúde, utilizando um aplicativo amplamente conhecido e utilizado pelos brasileiros, tornando a comunicação mais ágil, acessível e eficiente.

Segundo o assessor sênior em Tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, Higino Mendes, a nova ferramenta foi desenvolvida por servidores da Capital, para estabelecer uma comunicação direta entre a SEMUS e os munícipes, ampliando as possibilidades de interação por meio da VitórIA.

"O lançamento dessas duas ferramentas -- o canal de comunicação via WhatsApp e a agente de Inteligência Artificial VitórIA -- ambas totalmente integradas ao sistema da Rede Bem-Estar, representa um marco para a Secretaria. Essa iniciativa nos permitirá avançar ainda mais na facilitação do acesso da população aos serviços de saúde, considerando que o WhatsApp é utilizado pela grande maioria dos cidadãos e, alinhado a integração com a VitórIA, possibilitará respostas mais ágeis e precisas, promovendo mais interação entre a tecnologia e a população. Iniciaremos com a avaliação dos atendimentos e avançaremos para outros processos da saúde, sempre com o objetivo de facilitar a vida do cidadão e otimizar os fluxos da rede municipal de saúde,", explicou Higino.

Além de substituir o atual serviço de envio de mensagens por SMS, o novo canal permitirá que a assistente virtual esclareça dúvidas sobre acesso aos serviços da Semus e forneça informações sobre exames, medicamentos e outros atendimentos ofertados pela rede municipal de saúde.

Segurança

Como medida adicional de segurança, a agente virtual VitórIA possui o selo de verificação do WhatsApp (símbolo verde ao lado do nome), que indica o uso do WhatsApp Business API e confirma que a conta foi analisada e aprovada pela Meta, empresa responsável pelo aplicativo, como um canal legítimo.

A Semus reforça que a VitórIA não solicita senhas, documentos pessoais ou CPF por meio do WhatsApp, garantindo mais segurança e confiabilidade na comunicação com os cidadãos.