Publicada em 02/10/2017, às 16h58
Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi
Outubro Rosa: servidores terão orientações sobre combate ao câncer de mama

Combate ao câncer de mama. Foi com esse intuito que a Coordenação de Promoção à Saúde do Servidor da Secretaria Municipal de Administração (Semad) decidiu chamar a atenção dos servidores para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, em alusão à campanha Outubro Rosa.
Além das instruções repassadas aos servidores, será realizada uma palestra com o tema "Prevenção e Detecção do Câncer", em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), no auditório da sede da Prefeitura de Vitória, no dia 31 de outubro, a partir das 14 horas.
Para a coordenadora de Promoção à Saúde do Servidor, Mariana Thebaldi Schwan Schoenenkorb, a detecção precoce aumenta muito as chances de tratamento e cura. "O ideal é que as servidoras façam o autoexame e conversem com o médico para definir a frequência ideal para a realização de mamografia. Já para os servidores é importante que saibam sobre o tema para repassarem para as suas parceiras".
"A ideia é promover orientações sobre o câncer de mama, a fim de detectar precocemente a doença e fomentar a adoção de hábitos saudáveis e exames de rastreamento para o cuidado da saúde das mulheres", afirma o secretário de Administração, Márcio Passos.
Fique por dentro de alguns dos sintomas do câncer de mama
- Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em 90% dos casos;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no mamilo;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída de líquido anormal das mamas.
Matérias relacionadas
Mês do servidor e Outubro Rosa movimentam a Secretaria de Educação
Outubro Rosa: unidades de saúde vão alertar sobre câncer de mama e farão exames