Publicada em 05/06/2020, às 17h18 | Atualizada em 05/06/2020, às 17h19

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi

Dia do Meio Ambiente: Semmam e Ifes realizam seminário on-line neste sábado


Divulgação Semmam
Seminário de Meio Ambiente
Seminário on-line “Educação Ambiental em tempos de Covid-19: Compartilhando Saberes" terá a participação de quase 2 mil pessoas (ampliar)

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) promove neste sábado (6) o seminário on-line “Educação Ambiental em tempos de Covid-19: Compartilhando Saberes", em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O evento, que será realizado das 8h30 às 17 horas, terá a participação de 1.907 inscritos, entre técnicos e educadores da Gerência de Educação Ambiental, professores e alunos dos Ifes e público em geral. 

Seminário

Pela manhã, será realizada uma mesa virtual com o tema "Dialogando sobre os ecossistemas de Vitória", com mediação da mestre em Educação em Ciências (Ifes) e técnica da Gerência de Educação Ambiental Juliana Conde.

A primeira apresentação será "Ecossistema Mata Atlântica", tendo como palestrante o doutor em Biologia Vegetal (UFMG/Ifes Campus de Cariacica) Felipe Zamborlini Saiter.

A próxima apresentação tratará de "Ecossistema Restinga", tendo como palestrante o pós-doutor em Ecologia (UFLA) Luiz Fernando Silva Magnago, que é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia e bolsista de produtividade pq2 do CNPq na área de Recursos Naturais.

A última apresentação da manhã tratará do tema "Ecossistema Manguezal", com o doutor em Oceanografia (USP) Renato de Almeida, atualmente professor na UFRB.

Após essa mesa-redonda, serão apresentados os vídeos “Lugar de toda pobreza" e "Lugar de toda pobreza 35 anos depois".

No período da tarde, será realizada uma mesa de debates, com mediação do doutorando em Geografia (Ufes) e técnico da Gerência de Educação Ambiental Idelvon Poubel, com o tema "Educação Ambiental para além (ou pós) Covid-19: Possibilidades ao saber partilhado".

As palestrantes serão:

  • doutora e professora da UENF-RJ e Ufes Márcia Moreira de Araújo, que é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS) - UENF/RJ e pesquisadora do Núcleo Interinstitucional de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental - NIPEEA-UFES e do Programa Mulheres na Pesca – UENF/R;
  • doutora e professora da Ufes Mirian do Amaral Jonis Silva
  • psicóloga do Iema-ES Karla Barros Fafá.

"É importante pensarmos em como essa relação sociedade/natureza deve se desenvolver desse tempo para a frente e como podemos repensar hábitos e atitudes para com o meio ambiente", disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho. 

Tecnologia

Para o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes, doutor Fabiano Bianchucci Apolinário, esse seminário on-line é uma nova forma de elevar conhecimento. "É novo para nós, mas estamos muito empolgados com esse desafio. Precisamos discutir a questão do meio ambiente pós-pandemia da Covid-19 utilizando a tecnologia. Sabemos que a sociedade tem percebido o impacto que causa na natureza e precisamos discutir como será o ‘novo normal’ com reflexão”.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)