Publicada em 03/08/2012, às 16h56
Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Alunos desvendam histórias de seus nomes e fazem autorretratos no "Identidade"

Despertar o lado criativo dos alunos e incentivar a produção artística são algumas das vertentes da política educacional no município de Vitória. Vários projetos são realizados ao longo do ano letivo, entre eles o "Identidade", desenvolvido para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emef Suzete Cuendet, em Maruípe.
Através dos nomes e sobrenomes dos estudantes, a professora Sthael Follador promoveu uma pesquisa sobre os brasões de cada família e suas características históricas, além de identificar questões como raça e etnia.
A partir daí, os alunos puderam trabalhar elementos artísticos, como cores, texturas e grafias. Essas atividades iniciais se desenvolveram até a última etapa do projeto, que consiste na produção dos autorretratos de cada estudante.
"Foi muito bacana ver o envolvimento dos estudantes com a pesquisa. Muitos desconheciam as origens e, a partir das descobertas, cada um desenvolveu uma maneira própria de se autorretratar e criar também uma arte com a grafia de seus nomes", revela a professora.
Mais de 100 alunos participaram do "Identidade", e suas obras estão expostas na própria sede da Emef, em Maruípe. O projeto também integra a grade disciplinar da unidade de ensino, cabendo avaliação por parte dos educadores. Ao final das atividades, todos obtiveram notas acima da média.