Publicada em 07/11/2009, às 16h00

Por Ana Mayka dos Santos, com edição de Deyvison Longui

Bacias dos rios Santa Maria e Jucu ajudam no crescimento da economia capixaba


Carlos Antolini
Rio Santa Maria da Vitória
Mais de 1,5 milhão de cidadãos capixabas, moradores da Grande Vitória e da região Serrana, dependem das bacias do rio Santa Maria da Vitória e Jucu

A situação degradante dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu e a importância de sua revitalização para a garantia da vida na Grande Vitória serão centro das discussões na XX Feira do Verde Bacias Hidrográficas - O Reino das Águas. O evento acontece entre os dias 10 e 15 de novembro na Praça do Papa.

Mais de 1,5 milhão de cidadãos capixabas, moradores da Grande Vitória e da região Centro-Serrana, dependem das bacias do rio Santa Maria da Vitória e Jucu. Elas banham dez municípios que dependem, socialmente e economicamente, deles e de seus afluentes.

Os rios abastecem quase 50% da população do Espírito Santo, além de servirem às indústrias de grande porte, polos industriais e irrigação para o setor agropecuário, especialmente para a produção de hortifrutigranjeiros na região Serrana.

O entorno das bacias sofre intenso processo de desmatamento das áreas de nascentes e de recarga de aquíferos, redução drástica de mata ciliar, uso excessivo da água, falta ou insuficiência de saneamento básico, gestão incompleta ou incipiente dos recursos hídricos e pouco envolvimento da sociedade na sua conservação. As cidade inseridas neste contexto são Cariacica, Domingos Martins, Guarapari, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Para a Bióloga Ivani Soares Zeccinelli, é preciso preservar as matas ciliares e das florestas, usar adequadamente o solo, reduzir o uso de agrotóxicos e reciclar a água dos processos industriais e condominiais, além de se implantar o sistema universal de saneamento básico. Só assim seria possível garantir água em qualidade e quantidade suficiente para os próximos anos, além de prevenir as inundações e estiagens.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)