Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Canal de Camburi: obras avançam e deques recebem aplicação do piso definitivo

Publicada em | Atualizada em

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Indústria, inovação e infraestrutura

Marcos Salles
Inicio da instalação do piso na passarela do Canal de Camburi
Aplicação do piso definitivo nos deques do Canal de Camburi. (ampliar)

A manhã desta terça-feira (4) marcou o início de uma nova etapa nas obras da orla do Canal de Camburi, que seguem em ritmo acelerado: a aplicação do piso definitivo nos deques, que vão integrar a orla do canal que margeia os bairros Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Luíza e Pontal de Camburi, dentro do projeto Vitória de Frente para o Mar. As intervenções fazem parte do projeto Vitória de Frente para o Mar.

O investimento total é de R$ 219,9 milhões, com obras que vão transformar o canal de Camburi em um novo espaço de convivência, lazer e turismo. A infraestrutura projetada contempla 3,3 quilômetros de passeio público para pedestres e ciclistas, construído sobre a água e margeando as bordas do canal, totalizando 32 mil metros quadrados de área construída.

Marcos Salles
Inicio da instalação do piso na passarela do Canal de Camburi
Aplicação do piso definitivo nos deques do Canal de Camburi. (ampliar)

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve no local e destacou a importância das obras para o desenvolvimento da capital. "Estamos realizando o maior investimento em turismo da história do Espírito Santo. Esse projeto começou na Grande São Pedro, onde a orla já é uma realidade, e agora chega até aqui, integrando toda a cidade. Em breve, o morador e o turista poderão sair da Praia de Camburi e pedalar por toda a orla, passando por restaurantes e espaços de lazer ao longo do caminho. É assim que a cidade avança, atraindo turistas, novos investimentos e melhorando a qualidade de vida de todos", afirmou.

Pazolini também ressaltou que as obras do projeto Vitória de Frente para o Mar estão em ritmo acelerado em várias regiões da capital. "Aqui no Canal de Camburi, em Andorinhas e Pontal, os trabalhos estão muito avançados. Em São Pedro, já estamos em fase de finalização, e vamos iniciar uma nova frente na Avenida Beira-Mar. A cidade que antes cresceu de costas para o mar agora se volta para ele, preservando o meio ambiente e criando novas oportunidades para a população e para o setor produtivo", completou.

Marcos Salles
Inicio da instalação do piso na passarela do Canal de Camburi
Aplicação do piso definitivo nos deques do Canal de Camburi. (ampliar)

Um novo cartão-postal para Vitória

O projeto de urbanização do Canal de Camburi tem como objetivo reconectar os moradores de Vitória ao mar, criando novos espaços públicos, áreas de lazer e convivência.

Na margem norte, além da calçada para pedestres, será implantada uma praça para eventos e uma arquibancada, aproximando a população da água. Já na margem sul, o projeto prevê áreas destinadas à construção de duas edificações de uso comercial e de uma peixaria, além de uma passarela de pedestres que ligará as duas margens, conectando os bairros Pontal de Camburi e Santa Luíza.

O Vitória de Frente para o Mar tem como propósito requalificar as orlas da cidade por meio de um novo desenho urbano, com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins e mobiliário urbano. O programa também busca fomentar o turismo, a economia local e a geração de emprego e renda, com a implantação de quiosques, restaurantes e novos pontos de pesca.