Publicada em 21/02/2019, às 16h12
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Carnaval de Vitória: foliões serão conscientizados sobre sexo seguro pela Semus


O período da maior festa popular do Brasil está para começar, mas isso não significa que as pessoas precisam se descuidar da saúde. Por isso, o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) de Vitória programou para esta sexta (22) e este sábado (23) abordagens educativas no Sambão do Povo, onde acontece o Carnaval de Vitória.
A expectativa é abordar as pessoas que forem ao sambódromo prestigiar os desfiles, alcançando cerca de 40 mil pessoas.
Durante a ação, cerca de 20 servidores do Centro de Referência distribuirão fôlderes sobre sexo seguro e preservativos masculinos e femininos, além de tirar dúvidas e informar sobre os serviços de saúde disponíveis para quem possui ou suspeita ter uma IST.
A diretora do Centro de Referência em IST de Vitória, Martha Beatriz Machado, explica que essa ação é feita todos os anos e sempre tem boa receptividade.
"As pessoas tiram muitas dúvidas e também são orientadas a buscar os serviços de saúde em caso de qualquer suspeita de IST. Normalmente, o número de testes rápidos para identificar alguma IST aumenta após ações como essa, o que é um bom sinal, pois indica que sensibilizamos mais pessoas a se cuidarem".
Prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferta gratuitamente preservativos (camisinhas) masculinos e femininos em todas as unidades como método eficaz para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, além de evitar uma gravidez não planejada.
Algumas unidades de saúde da capital estão reforçando as informações sobre a importância do uso de preservativos com decorações especialmente criadas para esta época do ano, como as unidades de Maria de Ortiz e de Bairro República.