Publicada em 28/12/2010, às 14h00
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Angèle Murad
Chega nesta quarta-feira um dos melhores navios de cruzeiro do Brasil


O Zenith, considerado um dos melhores navios de cruzeiro do Brasil pelos leitores de revistas especializadas, atracará no Porto de Vitória nesta quarta-feira (29), às 9 horas. A embarcação, que permanecerá na capital até as 19 horas, possui bandeira de Bahamas, 207 metros de comprimento e 26 de largura, tem 47 toneladas e navega a 21 nós, sendo um dos mais rápidos que circula pela costa.
O navio de cruzeiro, que possui 720 cabines, três piscinas e nove decks, chegará lotado com 1,8 mil passageiros e 672 tripulantes. Nessa escala não haverá embarque. No entanto, a previsão é que cerca de 400 passageiros façam os passeios turísticos em Vitória e Vila Velha. Enquanto estiver a bordo, o passageiro tem direito ao consumo ilimitado de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e todas as refeições estão inclusas.
Na quinta-feira (30) é a vez do Horizon, que chegará às 9 horas ao Porto de Vitória e, na sexta-feira (31), o Grand Holiday chega à cidade às 11 horas, trazendo 1860 passageiros e 615 tripulantes. A embarcação partirá às 19 horas. Em 2011, a primeira escala será novamente o Horizon, no dia 05 de janeiro.
Renda
Vitória receberá 32 escalas de transatlânticos na temporada 2011, que trará 57.880 passageiros e 20.435 tripulantes. A chegada dos navios teve início no dia 12 de dezembro e se encerrará no dia 11 de março de 2011. Nessa temporada, 11.269 passageiros que moram no Espírito Santo e em estados vizinhos embarcarão no terminal portuário de Vitória.
"O público é exigente e acompanharemos a chegada de cada navio. Nossa intenção é que os passageiros tenham a melhor impressão de nossa cidade e retornem falando bem dos atrativos turísticos de Vitória", disse o gerente de Capacitação da Secretaria de Turismo de Vitória, Leandro Tononi.
Passeios temáticos com shows de artistas famosos, noitadas com música ao vivo e espetáculos de dança, comida farta e bebida alcoólica liberada podem ser considerados os pontos altos dos navios, principalmente pelo público jovem.
A expectativa é que haja movimentação de R$ 5,7 milhões na cidade, pois, em média, cada passageiro gasta R$ 100,00 ao descer do navio para conhecer o destino.
Turismo receptivo
Uma estrutura para receber os turistas foi montada no Armazém 5 pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). O espaço para receber os visitantes foi climatizado e conta com banheiros, escritório para autoridades, operadores e agentes marítimos. Guias de turismo contratados pela empresa de receptivo atenderão aos passageiros.
O Armazém 5 conta, ainda, com balcões para check-in, área para agência de turismo receptivo, comunicação visual e decoração especial, telas de LCD para divulgação de vídeos institucionais, além de lojas de artesanato com produtos típicos do Estado.