Publicada em 21/11/2022, às 14h20 | Atualizada em 21/11/2022, às 14h38
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Copa do Mundo: projeto promove diversão e aprendizado para crianças
O clima de Copa do Mundo de futebol está em toda parte no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lídia Rocha Feitosa, que fica no bairro Jesus de Nazareth. O projeto "Copa do Mundo do Cmei LRF" envolveu as 219 crianças matriculadas na unidade de ensino em diversas atividades alusivas ao torneio mundial, com o objetivo de desenvolver habilidades cognitivas, motoras e afetivas.
Os pequenos foram imersos na história das copas, conhecendo personagens importantes, curiosidades sobre o torneio, os últimos vencedores e muito mais. Teve também uma série de atividades, jogos e brincadeiras relacionadas ao futebol, em que se destaca o envolvimento de toda a equipe pedagógica para proporcionar momentos pra lá de especiais para as crianças.
Certamente uma das atividades que mais trouxe encantamento e afetividade foi a confecção de um álbum de figurinhas, a exemplo dos que são tradição em toda copa e divertem gerações por todo o mundo. A diferença é que, nessa versão, no "Craques da sala", os jogadores que entram em cena e preenchem a escalação são as crianças do Cmei, com direito à foto e ao nome de cada um.
A partir daí, as turmas colocaram a mão na massa e produziram bandeiras artesanais, painéis e cartazes, além de bolas e adereços para usarem nos dias dos jogos da seleção brasileira. Também foi realizado um desfile de seleções, em que as crianças deram um show de animação, com direito a apresentações de dança e muito mais.
"No projeto da Copa eu aprendi sobre as mascotes, sobre os países e teve também muitas brincadeiras, como futebol de lençol e dedobol. Fizemos a coreografia para apresentar na abertura e eu amei ", contou a pequena Catarina Oliveira, do grupo 5.

Cultura e aprendizado
Para a pedagoga Elda Alvarenga, que atuou no desenvolvimento do projeto junto à equipe escolar, com apoio da diretora Sanya Passos, o objetivo do projeto é permitir aos pequenos conhecer mais sobre o esporte que faz parte da cultura do povo brasileiro.
"Buscamos relacionar a temática aos conteúdos e habilidades desenvolvidas junto às crianças das diversas idades na Educação Infantil, por meio do envolvimento com uma temática que permeia a cultura brasileira e, além disso, objetivamos que as crianças conheçam o futebol como modalidade esportiva e recreativa, relacionando-o com o aparato cultural do território em que o Cmei está localizado", disse.