Crianças do Circuito Cultural constroem Casa dos Sonhos
Publicada em
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Grasielly Cardoso
Circuito Cultural
Casa dos Sonhos foi construída com materiais recicláveis para retratar anseios das crianças do Núcleo de Artesanato do Circuito Cultural
Materiais recicláveis, como papelão e EVA, e um toque de imaginação nas mãos do Núcleo de Artesanato do Circuito Cultural se transformaram na Casa dos Sonhos. A concepção e a confecção da réplica da casa idealizada foi feita por crianças da rede municipal de ensino.
A maquete, feita integralmente com materiais recicláveis, representa os desejos das crianças para as melhorias nas próprias vidas, casas, bairro e na cidade.
O Núcleo de Artesanato, conduzido pela instrutora Jupiara Silva e a ajudante Patrícia Gomes, imaginaram a atividade para refletir o anseio das crianças. Em outubro, as crianças conheceram a música “Canção Infantil”, do rapper capixaba César MC. A partir disso, iniciaram os desenhos mostrando suas casas.
A partir daí, as instrutoras as incentivaram a transformar a imaginação em prática. Os materiais recicláveis foram se transformando nas mãos delas numa réplica da casa ideal. Hoje, tanto os desenhos quanto a Casa dos Sonhos estão expostos na sala do Artesanato Livre do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Ilha das Caieiras.
“Fizemos uma construção de uma proposta com o olhar no social, sendo um trabalho pedagógico. Foi maravilhoso estar com as crianças fazendo os desenhos das casas, que nos desafiou a trazer essa realidade que foi a Casa dos Sonhos. Mesmo sendo uma maquete, as crianças desabafaram sobre querer melhorias para o futuro", explicou Jupiara Silva.