Publicada em 25/01/2021, às 16h04
Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Estabelecimentos geradores de resíduos de saúde devem fazer cadastro nacional
Geradores de resíduos de saúde na capital devem, a partir de 1º de fevereiro, fazer o cadastro no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir) para apresentar o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) ao município durante o serviço de coleta.
Isso permitirá a emissão do DMR on-line (documento que registra a quantidade de resíduos sólidos gerados, transportados e destinados por geradores, transportadores e unidades de destinação) em todo o País.
"Essa medida já está em vigor desde o dia 1° de janeiro deste ano, mas ainda estamos avisando aos geradores de resíduos de saúde em Vitória. Queremos que todos saibam da nova lei para cumprir a determinação do Ministério do Meio Ambiente", explicou o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.
Atuação do município
As empresas geradoras começaram a ser avisadas no último dia 15 sobre a decisão do Governo Federal. A empresa terceirizada Vital Engenharia já deu entrada no processo para o cumprimento da portaria nº 280, de 20 de junho de 2020, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que instituiu o MTR como ferramenta de gestão e documento declaratório para implantação e operacionalização do plano de gerenciamento de resíduos.
Em Vitória, para garantir que todos os estabelecimentos (hospitais e clínicas, por exemplo) que necessitam dessa coleta se adequem, está sendo distribuído um fôlder explicativo.
Manual do Sinir e cadastro
Para acesso ao manual do Sinir e informações sobre como preencher o MTR, basta acessar o link http://sistemas.sinir.gov.br/assets/MANUAL_PREENCHIMENTO_SINIR_VERS AO_FINAL.pdf
Para se cadastrar, acesse o site https://sinir.gov.br/ e preencha o cadastro no link https://mtr.sinir.gov.br/#/