Publicada em 11/11/2022, às 14h30 | Atualizada em 11/11/2022, às 14h40
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Estudantes protagonizam atividades artísticas reunidas em exposição de arte
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, que fica em Jardim Camburi, envolveu os estudantes das turmas do 6º ao 9º ano em vivências artísticas, culturais e históricas por meio do projeto "Semana de Arte Moderna - Brasilidade Fantástica". O resultado dessa atividade foi reunido em uma exposição na unidade de ensino.
A criatividade e a dedicação dos estudantes no projeto deram forma a diversas releituras, desenhos, pinturas, maquetes, esculturas e muito mais. A proposta da atividade foi homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que aconteceu em fevereiro de 1922, sendo um marco histórico para a história da arte e cultura no Brasil.
"O projeto foi idealizado para comemorar e refletir sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna. O trabalho foi feito utilizando as obras de Tarsila do Amaral, que foi uma das artistas mais influentes desse movimento. Trabalhamos com diferentes linguagens artísticas, como música, dança, artes visuais, curta metragem e fotografias", explicou a professora de Arte e idealizadora do projeto, Sheila Miranda.
Experiência artística
"Foi uma experiência incrível, é muito legal poder vivenciar a arte dessa forma. Achei bem legal ver o resultado de tudo que fizemos e estou grato pelo que conseguimos alcançar", destacou o estudante João Guilherme, do 8º ano.
"Eu achei tudo incrível. Nós conhecemos novas culturas e diferentes tipos de expressões artísticas, bem como suas técnicas para fazê-las. A arte é uma coisa maravilhosa", contou a estudante Victoria Cruz.
Além da exposição artística, foi realizado um encontro entre os estudantes na quadra da unidade de ensino, com muita música e animação por parte da galera. As turmas deram um show de protagonismo estudantil por meio de apresentações musicais, danças, declamação de poesias e um desfile de body art (pinturas no rosto).