Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Festa de Vitória com bolo, pedalaço, esportes e festivais gastronômicos

Publicada em

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Aniversário da cidade 464 anos
Parque Moscoso vai ser palco da comemoração do aniversário de Vitória

A programação do aniversário de 465 anos de Vitória está recheada de atrações. O centenário Parque Moscoso, no Centro, será o palco das comemorações, no dia 8 de setembro (quinta-feira).

No local, além do bolo e do tradicional "parabéns a você", às 10 horas, as pessoas poderão participar de diferentes atividades. A partir das 9 horas, haverá apresentações do Coral Infantil Serenata da Emef Mauro Braga, Banda Marcial da Emef Alvimar Silva, alunos da Fafi - estes cantarão os parabéns -, Coral da Vale e banda Samba Classe A.

Além de música, os presentes poderão curtir atividades físicas e lúdicas, com teatro e contação de histórias, das 9 às 10 horas, além de arteterapia e ioga. Outro presente será a entrega dos brinquedos adaptados para pessoas com deficiência no Parque Moscoso.

Outras atrações

Mas não será apenas a programação no parque que irá embalar o aniversário da capital. Na véspera, no dia 7 (quarta), os moradores e turistas poderão aproveitar o feriado para participar do Passeio Ciclístico da Independência.

A concentração do pedalaço vai acontecer na praça Pio XII, no Centro, a partir das 8 horas, com destino à praia de Camburi (módulo do SOE), onde acontecerão aulas de alongamento, ginástica, capoeira, vôlei adaptado, avaliação antropométrica e zumba, das 8 às 13 horas. Também haverá escolinhas de judô, das 8h30 às 9h30, além de futebol e basquete, das 8 às 11 horas.

Ainda no dia 7, o módulo do SOE também será palco do Teatro de Bonecos da Guarda Municipal, das 10h30 às 11 horas, e ação da Educação para o Trânsito, das 10 às 11h30. Para garantir a diversão no feriado do dia 7 de setembro, a Rua de Lazer de Camburi e do Centro e as ciclofaixas ligando o Tancredão a Camburi funcionarão com horário especial, das 7 às 20 horas.

Diego Alves
12º Festival da torta capixaba
Festival da Torta Capixaba vai ser atração do feriadão

A saborosa e peculiar comida capixaba será a atração principal do Festival de Frutos do Mar e Torta Capixaba, que acontece entre os dias 7 e 11 de setembro, na Ilha das Caieiras. A entrada é gratuita. A proposta do festival, que ocorrerá das 9 às 18 horas, é reunir o melhor da culinária regional no bairro tradicionalmente conhecido por suas belezas, pelo grande manguezal e por suas desfiadeiras de siri.

Também de 7 a 11 de setembro, a Praça do Papa, na Enseada do Suá, receberá o primeiro Festival Gastronômico de Food Trucks da capital. Os visitantes poderão apreciar pratos da comida mexicana, alemã, portuguesa, italiana, árabe, japonesa, peruana, paulista, além de panqueca, hambúrger, carne na brasa, franguinho frito, petiscos caseiros, churros e waffles gourmet, cervejaria artesanal e sonheria.
Os pratos, alguns elaborados por chefs, variam de R$ 7 a R$ 40. Ao todo, serão 21 food trucks e quatro food bikes no evento, que funcionará das 15 às 23 horas.

A programação segue até o final do mês de setembro, com trilhas ecológicas nos parques da Fonte Grande e Gruta da Onça, entrega da reforma da praça Mirante de Conquista (projeto Vivo a Praça), Abertura da exposição de shapes de skates grafitados por diversos artistas da América Latina, Festa das Paneleiras, Corrida de Rolimã no Bairro da Penha, Jogos dos Servidores, plantio de mudas, entre outras ações.