Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na direção de um carro roubado, no domingo (2). O veículo havia sido furtado nas proximidades de uma boate, na Serra, na madrugada do dia anterior.
Uma equipe de patrulhamento da Guarda de Vitória realizou a abordagem após receber um alerta da Central de Monitoramento informando que um veículo Ford Ka com restrição estava circulando na cidade.
Imediatamente, equipes da Guarda iniciaram o acompanhamento tático até conseguir parar o veículo na Avenida Nossa Senhora da Penha, altura da Praia do Canto. "Para a surpresa da equipe, quem estava no volante era um adolescente de 16 anos. Outros três ocupantes também foram abordados e liberados após consulta no sistema. Nada de ilícito foi encontrado no veículo", descreveu o guarda municipal Reis.
O carro foi removido para um pátio autorizado. Ele havia sido furtado na madrugada de sábado (1º), no Parque Residencial Laranjeiras, na Serra. O proprietário havia estacionado o veículo e entrado em uma boate, mas ao sair não o encontrou. A vítima procurou a delegacia e registrou o fato, o que colaborou com fosse identificado em Vitória.
Desde janeiro, 122 pessoas foram conduzidas pela Guarda de Vitória para a delegacia após serem flagradas com carros com restrições. A gerente de Proteção Comunitária da Guarda de Vitória, Jacimara Camponez, destacou a eficiência das equipes e a importância do uso da tecnologia no enfrentamento a crimes patrimoniais. "Esse resultado demonstra como a integração entre o Cerco Inteligente e as equipes de rua fortalece a segurança da cidade. A resposta rápida dos guardas municipais permitiu recuperar o veículo e apreender o adolescente com segurança", afirmou.
O adolescente foi encaminhado à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), onde o caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil.