Publicada em 07/10/2022, às 18h45 | Atualizada em 07/10/2022, às 18h53
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Novo parque tecnológico e Sistema de Gestão otimizam atendimetos ao Munícipe
A Assistência Social de Vitória conta com um novo parque tecnológico. Além da importante entrega, nesta quinta-feira (7), o prefeito Lorenzo Pazolini e a secretária da pasta, Cintya Schulz, anunciaram o lançamento do novo Sistema de Informação, Gestão, Monitoramento e Atendimento do Sistema Único de Assistência Social de Vitória, o "Sigma Suas".
Os investimentos, que somam R$ 2.847.251,50, foram feitos para melhoria na execução dos trabalhos das equipes e dar mais celeridade no atendimento aos usuários dos serviços da Assistência Social. Além do sistema, desenvolvido pela equipe de Planejamento e Gestão da Semas, foram adquiridos 450 computadores e 100 notebooks que serão distribuídos às equipes que atuam nas 10 unidades administrativas e nas 58 unidades de atendimento ao público.
A solenidade contou com a presença de representantes de todos os equipamentos vinculados à Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), além dos secretários municipais de Cidadania e Direitos Humanos Marcello Pinto Rodrigues; de Governo, Luciano Forrechi; do Meio Ambiente, Tarcísio José Föeger; da Central de Serviços, João Portela; de Gestão e Planejamento, Regis Mattos Teixeira; o secretário de Obras, Gustavo Perin; e representantes da Câmara de Vereadores.
Durante a solenidade, a secretária Cintya Schulz destacou que a chegada dos novos equipamentos suprirá a defasagem de computadores da Semas, que conta com aproximadamente 1.100 trabalhadores e possuía apenas 470 computadores, impactando expressivamente no trabalho desenvolvido pelas Políticas de Assistência Social e Segurança Alimentar de Vitória.
Tecnologia
O novo sistema, 100% informatizado, atenderá todos os serviços da Semas e representa um avanço como ferramenta de gestão da informação permitindo o registro de dados e a produção de indicadores territorializados.
O prefeito Lorenzo Pazolini disse que esse é um momento representativo, porque reafirma os princípios, o compromisso com a cidade, com a transformação social, a integração e o compromisso com quem mais precisa.
"A atualização do parque tecnológico e o lançamento do Sigma são motivos de celebração para o Suas Vitória. Muitas unidades de atendimento estavam sem equipamentos ou com aparelhos defasados, o que comprometia o desenvolvimento das atividades cotidianas. Nosso sistema de informação, que sofria com limitações estruturais, foi aprimorado", disse a secretária Cintya Schulz.
"Tudo isso produz um impacto significativo com melhores condições de trabalho para os nossos trabalhadores, com o aprimoramento nos processos de trabalho e de gestão do SUAS, para ampliação do acesso dos munícipes aos serviços e benefícios socioassistenciais", completou.
A secretária acrescentou que estas entregas fazem diferença para os trabalhadores e para o cidadão que buscam os serviços da Assistência Social na capital.