Publicada em 11/02/2015, às 14h32 | Atualizada em 11/02/2015, às 15h16
Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi
Pacientes podem fazer radiografia odontológica panorâmica na rede municipal

Vitória ganha mais um serviço especializado na área odontológica. Trata-se da oferta de exames de radiografia odontológica panorâmica (RX Panorâmico) aos usuários da rede municipal de saúde. O serviço entrou em funcionamento neste mês e atenderá pacientes que realizam o tratamento odontológico nas unidades de saúde da capital.
O serviço será solicitado pelo cirurgião dentista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Mário Cypreste, para pacientes com necessidades de exame pré-operatório em cirurgias, na especialidade de ortodontia e no planejamento de prótese odontológica.
A radiografia panorâmica é um exame utilizado para complementar a análise do dentista no diagnóstico das doenças dos dentes e dos ossos da face. Permite visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não estão erupcionados, além de tumores intra-ósseos.
"Adotamos o sistema digital que tem uma série de vantagens para melhor avaliação técnica do profissional e também em benefícios para o paciente", ressalta o coordenador de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Egídio Davilla Júnior.
Meio ambiente
O sistema digital permite um melhor diagnóstico, produz melhor imagem, pois pode ser ampliada e melhorada, e expõe o paciente a menor quantidade de radiação. Há benefícios também para o meio ambiente, já que não produz resíduos químicos tóxicos para o processamento de filmes.
Brasil Sorridente

Em 2014, Vitória comemorou uma importante conquista na área odontológica. Recebeu o primeiro lugar do prêmio Brasil Sorridente, concedido anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com o Ministério da Saúde a municípios brasileiros que se destacaram na implantação de políticas públicas de saúde bucal.
Em janeiro deste ano, a Semus implantou na rede a especialidade odontológica de ortodontia (aparelho dentário e acompanhamento do tratamento) para crianças com idade entre 4 e 12 anos completos.
Todo acesso aos serviços odontológicos municipais é realizado por meio das 30 unidades de saúde. O cirurgião dentista avalia as necessidades e encaminha para o serviço especializado com base em protocolos e fluxos pré-estabelecidos.