Publicada em 26/11/2021, às 09h00
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luís Oliveira
Projeto "Você me Conhece?” estimula criatividade em estudantes


O projeto “Você me Conhece”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D’Arc, proporcionou uma experiência única para os estudantes do 2º ano, repleta de diversão e aprendizado. Eles produziram porta-retratos personalizados, utilizando materiais recicláveis.
Sob a coordenação da professora Anna Paula Nascimento e apoio da pedagoga Irani Soares, o projeto permitiu aos pequenos estudantes conhecer melhor seus colegas de sala, desenvolver a criatividade e aprimorar técnicas de pintura, desenho, recorte e colagem.
Primeiramente, todos preencheram uma "ficha" em que escreveram sobre o que mais gostavam de fazer em casa, qual o esporte e comida preferidos, dentre outros. A atividade foi exposta nos corredores da unidade de ensino, para que todos pudessem conhecer melhor uns aos outros.
Porta-retrato
Papelão, tinta guache, cola colorida e cola comum foram os materiais utilizados na atividade. Com muita empolgação e olhares atentos, aos poucos os porta-retratos tomavam forma. Cada estudante pôde confeccionar o material de acordo com a sua preferência de cor, formato e desenho.
Após o término da produção, o resultado do trabalho minucioso dos estudantes foi exposto na unidade de ensino por dois dias e, depois, eles puderam levar para casa e compartilhar com a família.
Criatividade
Anna Paula Nascimento, professora dos artistas, ficou orgulhosa com a participação dos estudantes na atividade, e que os objetivos de promover a boa convivência com os colegas e estimular a criatividade foram alcançados.
“Os estudantes expressaram sua criatividade, ficaram felizes com a própria capacidade de criar e mais contentes ainda quando perceberam que foram capazes de produzir algo tão bonito. Além disso, algumas crianças falaram que os pais elogiaram e que o porta-retrato está em um lugar de destaque na casa delas”, destacou.

