Publicada em 19/12/2014, às 16h00 | Atualizada em 29/12/2014, às 09h35
Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi
Quiosques com cardápio variado viram sensação nas praias de Vitória


Dias de sol intenso são convidativos para um passeio na praia e, com o verão, a Prefeitura de Vitória está incentivando os comerciantes dos sete novos quiosques da praia de Camburi e dos 17 quiosques da Curva da Jurema a prestar o melhor atendimento possível aos clientes, tendo em vista a vocação turística da capital.
Como o verão prossegue até 20 de março, serão três meses de atividades intensas na orla. O verão de 2015 vai ser diferente e ainda mais atraente, com quiosques bem estruturados, localizados ao longo das praias, com cozinha semelhante à de restaurantes e barzinhos, com a oferta de variados cardápios e bebidas.
Os pratos saborosos com peixes, como o tradicional peroá frito, são servidos em todos os quiosques da praia de Camburi. Os preços variam de um local para outro, dependendo dos acompanhamentos. Por exemplo, o peroá simples pode custar R$ 45, mas chega a R$ 89,00 se for servido com arroz, farofa, vinagrete, banana frita, batatas fritas e camarão.
Turistas do Rio de Janeiro, Wanderson Trajano Machado e Júlio César Domingos estavam de passagem por Vitória, de onde partiram para Natal (RN). Eles resolveram parar no quiosque 1 da orla de Camburi para saborear a moqueca capixaba.
"Demos uma volta pelo calçadão e o aroma da comida desse quiosque nos chamou a atenção. Fomos até o final e voltamos para pedir a moqueca de badejo, que por sinal, está uma delícia", disse Júlio, enquanto degustava.
Outros pratos principais dos cardápios são o camarão à paulista, camarão ao alho e óleo, espaguete com frutos do mar, carne de sol com aipim e bobó de camarão. Agora é possível degustar também lagosta, paella, crepes, sanduíches de salmão defumado e comida oriental.


Padrão de qualidade dos quiosques
Atualmente, o turista que vem apreciar as belezas naturais de Vitória pode conferir a expansão do padrão de qualidade dos quiosques. "O estímulo dado pela Prefeitura foi baseado em cursos de incentivo ao empreendedorismo, como também investimento em infraestrutura. Nosso objetivo é que Vitória seja reconhecida internacionalmente", destacou o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, André Gomyde Porto.
"Recomendamos higiene e boa atenção. Estamos satisfeitos por cumprir a meta de entregar os sete quiosques em 2014 e, agora, estamos em ajustes finos para garantir uma dinâmica maior que nos anos anteriores", disse Gomyde.
Ele ressaltou ainda que o cardápio variado objetiva democratizar esse espaço público que é a praia, onde pessoas de gostos variados podem encontrar diversos pratos durante seus passeios pelas praias de Camburi e da Curva da Jurema.

