Publicada em 24/06/2022, às 18h35 | Atualizada em 27/06/2022, às 10h47

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira

Solidariedade e empatia são temas de projeto desenvolvido em escola de Maruípe


Luis Oliveira
Apresentação musical dos estudantes da Emef Octacílio Lomba
Apresentação musical dos estudantes da Emef Octacílio Lomba. (ampliar)
Luis Oliveira
Apresentação musical dos estudantes da Emef Octacílio Lomba
Mural com trabalhos feitos pelos estudantes da Emef Octacílio Lomba. (ampliar)

Familiares dos estudantes das turmas do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Lomba, que fica em Maruípe, ocuparam todos os assentos do auditório da unidade de ensino, nesta sexta-feira (24), para assistir a uma bela apresentação musical feita por eles. Parte do projeto "Respeitamos as diferenças", que tem o objetivo de promover princípios de solidariedade, empatia, respeito, tolerância e cooperação, o espetáculo encantou a todos.

Débora Firmino, mãe da estudante Elisa, do 3º ano, esteve presente e ficou encantada com a apresentação. "Eu como mãe gostei bastante do projeto, da apresentação, pois ensinamos em casa sobre o respeito com o próximo e a escola tem dado esse apoio aos nossos filhos, o que pra mim é muito importante para vivermos em uma sociedade melhor no futuro, respeitando e ajudando uns aos outros", contou.

Fabiana Ribeiro é mãe da estudante Sophia, também do 3º ano, ela parabenizou e agradeceu a equipe escolar. "Queria parabenizar pela apresentação de hoje. Foi muito importante o que foi falado e apresentado, sobre sermos diferentes e a importância das nossas crianças saberem disso, devemos respeitar sempre uns aos outros para que possamos ter um mundo melhor, cheio de amor e conscientização", disse.

A apresentação resulta do projeto desenvolvido na disciplina de Projeto de Vida, pela professora Patrícia Pasolini. Ela contou com o apoio das professoras Aline Silva e Claudimara Cunha, do coordenador Alexandre Queiroz e da pedagoga Maristela Berger.

Auditório cheio

As turmas do 1º ao 3º anos começaram apresentando a canção "Normal é ser diferente", do artista Jair Oliveira, que fala sobre empatia, respeito às diferenças e solidariedade. Em seguida, foi a vez das turmas do 4º e 5º ano emocionarem as famílias e toda a equipe pedagógica com uma releitura da música "Você vai gostar de mim", da Xuxa.

"Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você e mesmo assim
Você vai gostar de mim", diz a letra.

Além disso, outro detalhe que chamou a atenção das famílias foi que todos usavam figurinos confeccionados em TNT, que eles mesmos ajudaram a fazer em sala de aula. Nos trajes, a pintura da mão de cada um deles, simbolizando a união, solidariedade e trabalho em equipe, dentro do tema "somos todos um só".

O projeto

Diversas atividades foram desenvolvidas em sala de aula dentro do projeto. As turmas trabalharam com o livro "Ninguém é igual a ninguém", das autoras Regina Coeli Rennó e Regina Otero, além das músicas que foram cantadas por eles na apresentação. A partir daí, eles confeccionaram painéis temáticos, produziram autorretratos acompanhados de frases descrevendo a si mesmos, assistiram a filmes e também trabalharam com produção de texto, desenho e pintura.

O estudante Pedro Araújo contou que participou ativamente de todas as atividades do projeto e ficou feliz com a experiência. "Foi muito especial todas as nossas aulas, a música, o autorretrato. Aprendemos muita coisa e a apresentação para nossos pais foi uma experiência sem igual!", contou.

A professora Patrícia Pasolini explicou que a iniciativa surgiu com o intuito de fortalecer os vínculos entre os estudantes e turmas entre si, além de fortalecer laços de amizade, solidariedade, respeito com o espaço escolar e muito mais.

"Uma convivência mais respeitosa e mais empática é o que queremos com esse projeto. São crianças em fase de construção de vida e caráter e aprender esses conceitos neste momento é muito importante. Eles participaram com entusiasmo de todas as atividades propostas e acredito que nosso objetivo foi alcançado", disse Patrícia.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)