Publicada em 27/08/2012, às 09h00
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Viagem pela Literatura completa 18 anos e comemora com homenagem a Jorge Amado


O premiado Viagem Pela Literatura, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) realizado pela Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, comemora seus 18 anos neste mês, quando também se festeja o centenário de Jorge Amado.
Duas datas que não poderiam deixar de ser celebradas com uma programação toda especial. Nesta quinta-feira (30), a partir das 13 horas, haverá uma exposição virtual mostrando a memória dos 18 anos do Viagem pela Literatura.
Logo a seguir, às 14 horas, será realizado um Círculo de Leitura com a escritora Silvana Pinheiro. A atividade promove a leitura de fragmentos da obra do escritor, proporcionando aos participantes um incentivo maior para a prática da leitura, por conta do intercâmbio de vivências e histórias de leitura.
Após essa imersão na obra do escritor baiano, às 15h30, está programada contação de histórias com o Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras, da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
As histórias narradas nesta quinta-feira (30) serão: "João sem medo", de Augusto Pessoa; "A caça ao saci", de Monteiro Lobato; "A menina e a lanterna", conto popular alemão e "A aposta", conto recolhido por Silvio Romero e, especialmente para a ocasião, "A bola e o goleiro" de Jorge Amado.
O encerramento será às 16 horas, com participação do contador de histórias Nélio Torres.
Jorge Amado
Um dos maiores protagonistas da literatura brasileira, Jorge Amado (1912-2001), consagrado com livros como "Tereza Batista", "Dona Flor e seus dois maridos" e "Tenda dos Milagres", entre outros, é um escritor atemporal.
Foi e é lido por diversas pessoas de idades variadas. Sua obra está publicada em mais de 50 países e foi adaptada para o rádio, cinema, televisão e teatro, transformando seus personagens em parte indissociável da cultura brasileira.
Viagem
Ampliado durante os últimos sete anos, o Viagem pela Literatura saiu da Biblioteca e foi para escolas, centros comunitários, unidades do Projeto Caminhando Juntos (Cajun), praças e parques da cidade. Ao todo, são quase 90 mil participantes ao longo das 17 edições. Mais da metade, em torno de 52 mil, de 2005 a 2011.
Contemplado em 2007 com o selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura, o Viagem Pela Literatura é um dos principais mecanismos do fomento à literatura no país.
SERVIÇO
18 anos do Viagem pela Literatura – programação festiva
Quando: quinta-feira (30).
13h - Exposição virtual – uma retrospectiva do projeto Viagem pela Literatura;
14h - Círculo de Leitura – homenagem ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado;
15h30 - Contação de Histórias com o Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras;
16h – Encerramento com participação do contador de histórias Nélio Torres.
Onde: Escola de Teatro Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.
Mais informações: (27) 3381-6926.
Entrada gratuita.