Publicada em 27/07/2021, às 17h01 | Atualizada em 27/07/2021, às 17h01
Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Vídeo explora a riqueza ambiental dos manguezais da baía de Vitória
Você sabe a diferença entre mangue e manguezal ? Já ouviu falar em defeso e andada ? Sabe qual ecossistema é considerado o berçário do mar ? Para responder a essas perguntas e apresentar toda a riqueza que contorna Vitória de Santo Antônio até o Jabour, a Prefeitura lança o vídeo "Manguezais da Baía de Vitória", nesta terça-feira (27).
O vídeo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Codesa. O lançamento integra a programação pelo Dia Internacional de Proteção aos Manguezais e pelo Dia Municipal do Manguezal, celebrados em 26 de julho.
Com pouco mais de 12 minutos de duração, a produção explora um dos mais belos cenários característicos da cidade e sua influência sobre a cultura, a história, a economia e, principalmente, a biodiversidade da capital.
"Nosso objetivo é apresentar a riqueza de recursos naturais do manguezal, que é um grande berçário para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta", explica o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Preservação
Segundo o secretário, por meio das imagens e do roteiro, o vídeo busca sensibilizar os moradores da capital para a necessidade da preservação desse ecossistema costeiro, de grande biodiversidade.
"Quem conhece preserva. Quando as pessoas entendem o que o manguezal representa para nossa cidade, elas aceitam mudar os hábitos e atitudes que prejudicam esse ecossistema", diz a gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha.
Onde assistir
O vídeo "Manguezais da Baía de Vitória" ficará disponível no YouTube da PMV a partir desta terça-feira (27).
Quem quiser interagir com mais pessoas presencialmente poderá participar das sessões de projeção diárias, das 9 às 17 horas, até o dia 20 de agosto, na sala de vídeo do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Santo André. A entrada é gratuita.
O vídeo também será utilizado em ações junto a escolas da rede municipal e estará na programação dos Centros de Educação Ambiental dos parques de Vitória.