Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Carnaval 2026: confira as mudanças no trânsito na região do Sambão do Povo para os desfiles

Publicada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Interdição

Nos próximos finais de semana, Vitória receberá mais uma vez o espetáculo de cultura e beleza: os Desfiles das Escolas de Samba do Espírito Santo. Para que foliões e escolas possam chegar com tranquilidade ao Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste, o trânsito na região terá modificações. Mas o mais importante é seguir a dica Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV): de vans, ônibus, táxi ou transporte por aplicativo.

A Avenida Dário Lourenço de Souza, no Bairro Mário Cypreste, onde fica o Sambão do Povo, já está totalmente interditada desde o Ciase e Tancredão até o Clube Mar e Terra, em Santo Antônio;

Os motoristas que seguirem no sentido Centro-Santo Antônio encontrarão o bloqueio na frente do Teatro Carmélia. Os veículos deverão entrar na Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros (em frente ao Teatro Carmélia), saindo na via principal da região, a Avenida Santo Antônio.

Já quem estiver em Santo Antônio e adjacências e pretende seguir para o Centro, o bloqueio será na rotatória, próximo ao Clube de Pesca Mar e Terra. Os condutores deverão acessar a Rua Dom Benedito, que também desemboca na Avenida Santo Antônio.

A partir das 17h de sexta-feira (21), a Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, em Mário Cypreste, onde fica o Teatro Carmélia, deixará de ser mão dupla para ser mão única para a Praça de Caratoíra.

Também haverá interdição total da Rua Elvira Zílio (altura da Curva do Rabaioli), que dá acesso ao Sambão do Povo.

Vale lembrar que os moradores das ruas interditadas terão seus veículos identificados para terem acesso liberado. Todas as interdições serão acompanhadas por agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória para dar fluidez ao trânsito na região.

O trânsito na região voltará a funcionar normalmente a partir das 6 horas da segunda-feira (24). Somente a Avenida Dário Lourenço seguirá fechada até o dia 22 de março.

CARRO EM CASA

Mesmo assim, fica a dica preciosa: evite ir de carro ou moto. A região possui poucas vagas de estacionamento.

"Prefira vans, coletivos, táxis e veículos de aplicativos. Serão dois pontos destinados ao embarque e desembarque de pessoas, sendo um em frente ao Tancredão e o outro nas proximidades do Mar e Terra. Isso evita dor de cabeça com estacionamento e também permitirá que o folião aproveite o evento sem preocupação", destaca Marcelo Paraguassu, Gerente de Operações e Fiscalizações do Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória.

OSTENSIVO

A segurança no interior do evento é de responsabilidade dos organizadores do evento, entre eles a Liga das Escolas e empresas privadas.

"No entanto, a Guarda Civil Municipal de Vitória montou um planejamento específico de patrulhamento na área, incluindo reforço de efetivo e distribuição por pontos estratégicos de atuação, dando tranquilidade aos foliões e colaboradores nos dias do Carnaval", pontuou Jacimara Camponez, Gerente de Proteção Comunitária (GPC) da Guarda de Vitória.

A atuação dos agentes também contará com a vigilância de 49 câmeras de monitoramento, acompanhadas 24 horas pela Central de Monitoramento da Guarda de Vitória, além do trabalho da Gerência de Inteligência.

"Queremos que os foliões tenham a melhor experiência possível e levem daqui boas recordações. Sabemos que é um evento turístico e cultural muito forte do nosso estado a Guarda de Vitória está se empenhando para que tanto a ida quanto a volta do folião ao Sambão seja sem nenhuma intercorrência", completou Dayse Barbosa, comandante da Guarda de Vitória.