Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Cine Metrópolis recebe Mostra Cinema e Direitos Humanos a partir desta quinta

Publicada em | Atualizada em

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Marcos Salles
7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Público poderá conferir filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos no Cine Metrópolis

Começa nesta quinta (3) e segue até a próxima terça-feira (8), no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo – etapa Vitória/ES. Ao todo, serão exibidas 40 obras, entre curtas, médias e longas-metragens, divididas em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. Todas as sessões são gratuitas.

Entre os filmes que serão exibidos, estão "Betinho, A Esperança Equilibrista", sobre o sociólogo Hebert de Souza; "500 - Os bebês roubados pela ditadura argentina", sobre a luta das avós da praça de Maio; o recente "Numa Escola de Havana"; e "Silêncio das Inocentes", sobre violência contra a mulher.

A programação contará com sessões noturnas, às 20 horas, com debates pós-filme com convidados na sexta (4) e na terça-feira (8). Além disso, haverá sessões voltadas para estudantes em geral na segunda-feira (7), às 14 e às 16 horas. Já na terça-feira (8), serão realizadas duas sessões com audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência.

Temas

Imagem divulgação
Betinho - A esperança equilibrista
"Betinho, A Esperança Equilibrista" é o filme principal da noite de abertura do evento

O público poderá conferir filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos.

Realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com produção do ICEM - Instituto Cultura Em Movimento, o evento tem uma produção local da Horizonte Líquido Produções Culturais e conta com o apoio da Prefeitura de Vitória. O evento acontece nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Retrospectiva

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa que celebra a iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

Este ano, a mostra faz uma retrospectiva representativa das nove edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição.