A Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme) realizou, na noite desta sexta-feira (2), no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória, o aulão inaugural do Pré-Ifes 2026, iniciativa que tem como objetivo preparar estudantes do 9º ano da rede municipal para um dos processos seletivos mais disputados do Espírito Santo: o ingresso no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
O programa oferece aulas focadas na revisão e no aprofundamento dos conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, organizadas em 25 polos, que vão atender cerca de 1.500 estudantes, matriculados nas 41 escolas da rede municipal que possuem turmas de 9º ano.
Antes das informações sobre o projeto, o grupo Serenata de Favela, da EMEF Mauro Braga, no Morro do Quadro, deu um show com apresentações musicais, com a orquestra e o coral do grupo, e muita dança com exibições que levantaram a garotada que lotou o auditório.
A abertura do projeto foi marcada por expectativas positivas e pela celebração de resultados expressivos alcançados nos últimos anos. Em 2024, 119 estudantes do 9º ano da rede municipal foram aprovados no Ifes. Já em 2025, esse número cresceu significativamente, alcançando 181 estudantes aprovados. Atualmente, mais de 300 adolescentes que estudaram nas escolas municipais de Vitória estão matriculados em cursos técnicos e de ensino médio da instituição, considerada referência em educação pública no estado.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, falou sobre o compromisso da gestão municipal com a educação pública e com a criação de oportunidades para a juventude da cidade. "Investir na educação é investir no futuro de Vitória. Ver o crescimento no número de estudantes aprovados no Ifes mostra que estamos no caminho certo, oferecendo condições para que nossos jovens sonhem alto e alcancem seus objetivos", ressaltou.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, destacou a importância da iniciativa para ampliar horizontes e fortalecer os projetos de vida dos estudantes. "O Pré-Ifes é uma oportunidade concreta de transformação social. Estamos garantindo que nossos estudantes tenham acesso a uma preparação de qualidade e possam disputar uma vaga em igualdade de condições, acreditando no próprio potencial e construindo um futuro promissor", disse.
A programação do evento também contou com uma apresentação cultural do Instituto Serenata de Favela, projeto que transforma a vida de mais de 300 crianças e adolescentes por meio da arte. Criado em 2009 pela professora Luciene Pratti, da rede municipal, o projeto surgiu com o objetivo de engajar estudantes e, ao longo dos anos, evoluiu para um instituto com sede própria, oferecendo atividades de música, balé e dança.
Durante a cerimônia, o diretor da Emef Suzete Cuendet, Fabrício Rodrigues, compartilhou a experiência da unidade de ensino com o Pré-Ifes, destacando o impacto positivo da iniciativa na motivação e no desempenho dos estudantes. "Hoje, com esse auditorio lotado de olhinhos brilhantes, é o tempo de vocês plantarem. Ao longo do ano, todos nós vamos cuidar. E lá no fim, a gente vai colher todo o fruto da dedicação e do empenho de vocês", afirmou.
O evento também contou com depoimentos inspiradores de estudantes aprovados no Ifes, como Davi Christ, aprovado no curso técnico em Meio Ambiente, no campus Vitória, e Nicolas Terra, aprovado no curso técnico em Administração, no campus de Cariacica. Eles representaram todos os estudantes da rede municipal que conquistaram uma vaga na instituição.
Davi destacou o papel do programa em sua trajetória acadêmica. "O Pré-Ifes foi fundamental para minha aprovação. E hoje eu aproveito isso lá no Instituto Federal, que oferece uma estrutura gigante para a nossa formação", disse.
Já Nicolas reforçou a importância da dedicação e do apoio recebido ao longo do processo. "Participar do Pré-Ifes me deu mais segurança para fazer a prova e seguir firme no meu objetivo. Hoje, estar no Ifes é uma oportunidade de construir um futuro melhor", completou.
Encerrando a noite, os participantes puderam vivenciar o clima do Pré-Ifes com um aulão especial conduzido pelo professor Paulo Victor (PV), renomado docente de Biologia e diretor do Gamma Pré-Vestibular, reconhecido por sua atuação na preparação de estudantes para o Enem e para o próprio Ifes.