Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Fala Homem: palestra chama servidores à refleão sobre prevenção à violência contra a mulher

Publicada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Mês da Mulher

Mudar comportamentos, rever atitudes e reconhecer que o enfrentamento à violência contra a mulher também passa pelo universo masculino. É com esse convite à reflexão que a Prefeitura de Vitória realiza, nesta terça-feira (18), a palestra "Fala Homem: O papel dos homens na prevenção à violência contra a Mulher", voltada a servidores e prestadores de serviços municipais. A iniciativa busca ampliar o diálogo sobre relações de gênero, respeito e prevenção, mostrando que a construção de relações livres de violência também começa nas atitudes do dia a dia.

Promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), a atividade integra a programação do Agosto Lilás e propõe um espaço de conversa direcionado aos homens. A ideia é discutir não apenas como agir diante de situações de violência, mas, principalmente, como identificar e transformar comportamentos e padrões que podem contribuir para a desigualdade e para a naturalização da violência contra as mulheres.

Faça aqui sua inscrição.

Para o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, colocar os homens no centro dessa conversa é fundamental para fortalecer as ações de prevenção. "Enfrentar a violência contra a mulher exige o envolvimento de toda a sociedade. É fundamental que os homens também estejam nesse debate, reflitam sobre seus comportamentos e compreendam que a prevenção começa nas relações cotidianas, no respeito, no diálogo e na construção da equidade. Essa palestra é um convite para essa reflexão e para que cada servidor possa se tornar também um agente de transformação", afirmou.

A subsecretária da Mulher, Fernanda Vieira, destaca que o diálogo com o público masculino é uma das estratégias para avançar na prevenção da violência. "Precisamos falar com os homens e não apenas sobre os homens. A prevenção passa pela mudança de comportamentos, pela desconstrução de padrões que naturalizam a desigualdade e pelo fortalecimento de relações baseadas no respeito. O 'Fala Homem' propõe justamente esse diálogo", ressaltou.

 Reflexão e diálogo

A palestra será conduzida por Julio Cesar Tozzi dos Santos Junior, psicólogo clínico, e Herlam Wagner Peixoto, que atua na área técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, na 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória.

Durante o encontro, os participantes serão convidados a refletir sobre a construção social dos papéis de gênero, as diferentes formas de violência contra a mulher e a responsabilidade masculina na prevenção e no enfrentamento dessas situações.

A proposta é estimular uma reflexão que ultrapasse o ambiente da palestra e alcance as relações cotidianas, contribuindo para que os participantes reconheçam atitudes, comportamentos e padrões que precisam ser questionados e transformados.

 Agosto Lilás

O "Fala Homem" integra as ações da Prefeitura de Vitória no Agosto Lilás, mês dedicado à sensibilização da sociedade para a prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres. A programação municipal também busca fortalecer a rede de proteção, ampliar o acesso à informação e estimular a participação da sociedade na garantia dos direitos das mulheres.

 Serviço
Palestra "Fala Homem: O papel dos homens na prevenção à violência contra a Mulher"
Data: 18 de agosto (terça-feira)
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório da Semcid/Casa do Cidadão - Avenida Maruípe, 2.544, Itararé, Vitória
Público: servidores e prestadores de serviços municipais do sexo masculino
Inscrições: clique aqui para se inscrever