Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Festival de Música de Botequim vai celebrar a boa música no Morro dos Alagoanos

Publicada em | Atualizada em

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Abertura do FEMUSQUIM 2010 no Morro do Alagoano
Para os moradores dos Alagoanos e o público que prestigia o evento, o Festival representa a valorização de estilos musicais, compositores e cantores

Mesa vira percussão, paliteiro se transforma em chocalho e caixa de fósforos dá o ritmo da canção. Para celebrar composições que nasceram da alma encantadora das ruas sem pretensão de se tornarem sucessos, mas que são hinos da boemia, o Morro dos Alagoanos vira palco do 15º Festival de Música de Botequim, o tradicional Femusquim. O evento começa nesta quinta-feira (15) e vai até este sábado (17) e faz parte das comemorações dos 460 anos da cidade.

Este ano, o grande homenageado é o mestre do samba Nelson Cavaquinho, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2011. E para celebrar a obra desse baluarte do samba, nomes de peso na programação: Noca da Portela, Monarco da Portela e Marquinho Sathan.

Músico, compositor e poeta, a música nasceu cedo em Nelson, mais conhecido por Noca. Seu pai, Brás Antônio da Silva, tocava tuba na Polícia Militar. Nas tardes de domingo, a família se reunia, seu tio Elvino tocando violino e Nelson tentando acompanhá-lo num instrumento feito em casa: uma caixa de charutos com alguns arames esticados.

Suas músicas foram gravadas por grandes nomes da música brasileira, como a musa da bossa nova, Nara Leão. Paulinho da Viola lançou “Duas Horas da Manhã”, e Chico Buarque, “Cuidado Com a Outra”. Clara Nunes gravou “Minha Festa”, “Tenha Paciência”, “O Bem e o Mal” e “Palhaço”. Uma das primeiras composições de Nelson Cavaquinho, o choro “Nair”, foi gravado por Altamiro Carrilho e sua banda.

Programação

A programação começa sempre às 19h30. Nesta quinta-feira (15), shows com Quem Não Chora, Não Mama; Grupo Argumento; Mara Veloso; Rogerinho do Cavaco com participação de Noca da Portela. Quem também anima a festa na primeira noite é o Grupo VIP.

Na segunda noite, a sexta-feira (16), é a vez do Grupo de Choro Jovem da Fames; Samba Sim; Quinteto de Violões Fabiano Mayer; Monarco da Portela e Vera da Matta. E há, ainda, participação especial de Regional da Nair.

Imagem Internet
Marquinhos Satha
Marquinho Sathan (foto), Noca e Monarco da Portela vão celebrar a obra de Nelson Cavaquinho, grande homenageado do Femusquin deste ano

Para encerrar a festa, no sábado (17), sobem ao palco Grupo Carne de Gato; Velha Guarda do Samba Capixaba; Dennise Pontes; Grupo Ilha com participação de Marquinho Sathan e Sambachoro.Som. Participações especiais de Sociedade Livre do Samba, Cia. de Dança de Roberto Cigano, Denise Marchetti e do coreógrafo Godô.

Tradição

Para os moradores do Morro dos Alagoanos e todo o público que prestigia o evento, o Festival representa uma forma de trazer à tona uma enorme riqueza de estilos musicais, compositores e cantores da mais alta importância do panorama da cultura musical brasileira.

“Além de movimentar a cena cultural de Vitória com atrações musicais durante três noites de festa, o Femusquim ainda tem o importante papel de fortalecer a identidade cultural da cidade por meio da música, ressaltando a nossa tradição popular”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.

O 15º Femusquim é uma realização da Associação Cultural Boca da Arte, em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço
15º Femusquim – Festival de Música de Botequim
Quando:
de 15 a 17 de setembro, sempre a partir das 19h30.
Onde: No campo de futebol do Morro dos Alagoanos
Entrada franca

Atrações:

Dia 15 de setembro - Quem Não Chora, Não Mama; Grupo Argumento; Mara Veloso; Rogerinho do Cavaco com Noca da Portela. Participação especial: Grupo VIP.

Dia 16 de setembro - Grupo de Choro Jovem da Fames; Samba Sim; Quinteto de Violões Fabiano Mayer; Monarco da Portela e Vera da Matta. Participação especial: Regional da Nair.

Dia 17 de setembro - Grupo Carne de Gato; Velha Guarda do Samba Capixaba; Dennise Pontes; Grupo Ilha com participação de Marquinho Sathan e Sambachoro.Som. Participações especiais: Sociedade Livre do Samba, Cia de Dança de Roberto Cigano, Denise Marchetti e do coreógrafo Godô.