Com os pés na areia e os olhos atentos à natureza, os Guardiões Ambientais Mirins de Vitória vão transformar a manhã e a tarde desta quarta-feira (5) em uma verdadeira aula ao ar livre. A atividade acontece no Parque Padre Alfonso Pastore, na Mata da Praia, e é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata da Praia.
A ação, que ensinará sobre a vegetação de restinga de Vitória, integra o projeto "Restingar" e tem como proposta despertar o olhar sensível dos estudantes para a importância da preservação ambiental e do correto manejo dos resíduos sólidos.
Foto Divulgação
Guardiões Mirins durante aula de educação ambiental.
Divididos em dois grupos, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Geisla da Cruz Militão, que fica no bairro Redenção, participarão de trilhas interpretativas, observação da fauna e flora e um tour pelos bosques do parque, onde poderão sentir os diferentes aromas da vegetação nativa e conhecer espécies que dão vida ao ecossistema de restinga.
Além da imersão ambiental, o encontro faz parte de um percurso formativo de mais de 40 horas, composto por dez encontros teóricos e práticos, entre junho e dezembro, voltados à formação cidadã e à construção de um protagonismo infantojuvenil voltado para o cuidado com o meio ambiente.
Foto Divulgação
Guardiões Mirins durante aula de educação ambiental.
"O programa transforma essas crianças em multiplicadores do bem. Elas aprendem na prática o que significa preservar e levam esse conhecimento para casa, para a escola e para a vida. Ser Guardião é ser exemplo de respeito e amor pela cidade", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ramalho.
Criado pela Semmam, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), o Programa Guardiões Ambientais Mirins incentiva o protagonismo de estudantes da rede municipal e de instituições sociais, estimulando a formação de cidadãos conscientes e participativos. As atividades são contínuas e, em 2026, novas turmas serão abertas para integrar o programa.
Mais informações sobre o projeto e outras iniciativas de educação ambiental podem ser conferidas no Portal Interativo de Educação Ambiental de Vitória - InterageVix.