Mucane fará tira-dúvidas para edital de ocupação de espaços culturais
Publicada em
Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi
Leonardo Silveira
Edital visa selecionar projetos culturais e artísticos para ocupar o Mucane e outros espaços de Vitória
O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) abre um calendário para tirar dúvidas de artistas e produtores interessados em participar dos editais de ocupação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Os encontros acontecerão no auditório do museu e na Associação Gold, de acordo com o cronograma abaixo, sem a necessidade de inscrição prévia. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (27) 3222-4560.
Quem irá responder as dúvidas é o facilitador Maicom Souza. "O tira-dúvidas faz com que o proponente estruture seu projeto dialogando com o que o edital pretende potencializar", disse Maicom.
Cronograma
Mucane Avenida República, 121, Centro 27 de maio, segunda-feira, das 12 às 19 horas
Associação Gold Avenida Presidente Florentino Avidos, 502, Sala 904, Ed. Alexandre Buaiz, Centro 28 de maio, terça-feira, das 18 às 21 horas
Ocupação
Com a proposta de ampliar a diversidade e a transparência na escolha das programações dos espaços culturais da cidade, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), abriu as inscrições para os Editais de Ocupação.
A proposta dos editais é fomentar a produção local, além de pensar em ações de arte-educação que aproximem munícipes do universo da arte e estimulem a formação de público.
A ocupação por meio de editais é uma meta do Plano Municipal de Cultura, que estabelece as diretrizes da política cultural do município entre os anos de 2014 e 2024.
"Os editais são, no que diz respeito ao poder público, a mais democrática das formas de fomento cultural. É uma obrigação desse poder estimular a produção de cultura, a veiculação de inteligência, a realização artística. Sem essa ferramenta, o processo fica incompleto, ou pode, até, não ser iniciado. A secretaria de Cultura cumpre sua parte nesse método de produção", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.