Novo Centro de Educação Infantil em Bairro da Penha atenderá quase 600 crianças
Publicada em
Por Andrea Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semohab
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Sophia Musengny Loureiro, em Bairro da Penha, será entregue neste sábado (21). A cerimônia será realizada às 10 horas, na própria unidade, localizada na rua João José de Souza, 130.
Após diversos pedidos da comunidade escolar atendida pelos Cmeis Theodoro Faé e Santa Rita de Cássia - ambos funcionavam em espaços alugados em Itararé -, foi verificado que o mais adequado seria uma unificação entre as duas creches para melhorar o suporte educacional para pais e alunos.
Em uma área de 2.733,47m2, a capacidade de atendimento da creche será de 580 crianças entre 2 e 6 anos.
A gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Debora Souza, explicou que foi feito um trabalho de orientação com todos os profissionais que atuavam nos dois Cmeis para auxiliar na unificação.
"Antes de toda junção, é necessário analisar o vínculo criado com nosso local de trabalho. Por isso, os profissionais das duas unidades de ensino participaram de diversas reuniões para que o novo convívio acontecesse de forma natural", disse.
Estrutura
O novo Cmei Professora Sophia Musengny Loureiro possui estrutura administrativa com secretaria, arquivo e material didático de ponta. Tem 12 salas de aula, sala de informática e de recursos multifuncionais, com aulas de artes e dança e auditório.
A unidade também é acessível, contando com rampas, banheiros e bebedouros adaptados.
O Cmeo ainda possui duas alternativas de pátio, um coberto e outro aberto, brinquedoteca, caixa de areia, casa de bonecas, jardins, solário e estacionamento.
A adequação do projeto e a execução de obras para a segunda etapa contaram com o desenvolvimento e a fiscalização da Secretaria de Obras e Habitação (Semohab) e todas as etapas foram amplamente discutidas com o Conselho de Escola.
"Tenho um grande orgulho dessa obra! O Cmei Professora Sophia Musengny Loureiro foi executado por excelentes profissionais e tenho certeza que vai agregar mais qualidade no ensino das nossas crianças", explicou Sérgio Sá, vice-prefeito e Secretário de Obras e Habitação.
O investimento da segunda etapa foi de R$ 2.898.521,67 e contou com recurso do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Parque
O novo Cmei fica localizado ao lado do Parque Municipal Horto de Maruípe e os professores poderão promover ações e dinâmicas extraclasse com as crianças no parque.
"A entrega do novo prédio para Educação Infantil na região é uma ação prioritária da gestão. É um espaço de educação e aprendizagem maravilhoso, voltado para atender plenamente nossos pequenos estudantes, nossos profissionais e toda a comunidade escolar. Essa entrega materializa nosso compromisso de universalizar a matrícula na Educação Infantil associado à qualificação do atendimento que coloca Vitória em destaque no território nacional”, afirma a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.
Via de acesso
Além da obra do Cmei, foi realizada a construção da rua que dá acesso à creche.