Na próxima sexta-feira (18), a ação "Semeando Acolhimento, Cultivando Infâncias", organizada pelo Serviço Família Acolhedora (SFA) da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) ,promoverá uma grande mobilização para chamar atenção da população sobre a importância do acolhimento familiar e ampliar a rede de famílias acolhedoras cadastradas no município de Vitória. O evento será realizado a partir das 9 horas, na Praça de Jucutuquara.
No dia, serão "plantadas" simbolicamente dezenas de casinhas de papel no jardim da praça, confeccionadas pela equipe técnica do SFA e pintadas por crianças e adolescentes atualmente em acolhimento familiar ou em instituições do município. As peças serão dispostas a formar uma instalação coletiva representando o desejo de toda criança de ter um lar seguro.
A ação também contará com distribuição de material informativo sobre o serviço e orientações para famílias interessadas em se cadastrar. O dia será marcado ainda por apresentações culturais de instituições socioassistenciais instaladas no município.
A coordenadora do serviço, Cristiane Bronzoni, disse que cada casinha plantada na praça vai representar uma criança que precisa de um lar seguro enquanto aguarda o retorno à família de origem ou o encaminhamento à adoção. "Queremos que a população conheça esse trabalho e considere fazer parte dessa rede. O acolhimento familiar é um ato temporário, mas transformador", destacou.
Anacyrema Silva, gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Semas, área à qual o serviço está vinculado, comentou que a iniciativa fortalece a consolidação do direito social à convivência familiar, assegurando que o município ofereça um ambiente protetivo e estruturado para quem mais precisa de suporte, seja institucional ou familiar.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Carla Scardua, enfatizou que a ação é fundamental para mobilizar a sociedade na garantia de direitos das crianças e dos adolescentes, consolidando a responsabilidade coletiva na proteção infanto-juvenil e na construção de caminhos para o desenvolvimento seguro de cada um deles.
O Serviço é desenvolvido em parceria com a instituição Fé e Alegria Brasil e os Jesuítas Brasil. A ação conta com o apoio da rede socioassistencial do território de Jucutuquara e de parceiros do serviço.