As ações de combate aos mosquitos não param em Vitória. No mês de novembro, o serviço de aplicação espacial de inseticida, popularmente conhecido como fumacê, vai percorrer mais de 55 bairros da capital, com o objetivo de combater, principalmente, o mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Confira aqui a programação.
A técnica utilizada é o Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, com um odor característico e pouca visibilidade de fumaça, mas ideal para o controle desse mosquito.
Os locais selecionados para receberem o fumacê são escolhidos pela equipe técnica do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), considerando as notificações de dengue, zika e chikungunya no município. Esse roteiro pode ser acompanhado em tempo real pela população na página de monitoramento do fumacê.
Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos de mosquitos são encontrados em residências. Por isso, é necessária a participação de toda a população no combate ao mosquito. Confira aqui o checklist com dicas de combate aos focos do mosquito em sua residência.