Publicada em 13/03/2020, às 11h57 | Atualizada em 13/03/2020, às 19h27
Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Vitória é a primeira capital do país a receber IPTU através de QR Code
Neste ano, o contribuinte de IPTU em Vitória tem mais uma maneira prática e rápida para pagar o tributo: a quitação através de QR Code (código de barras em 2D). A capital do Espírito Santo é a primeira do Brasil a implantar essa forma de pagamento.
Para escanear o QR Code, é necessário ter aparelho celular que possua câmera digital, um aplicativo de leitura para QR Code e estar conectado à internet.
A novidade permite o pagamento de forma ágil e simples: basta executar o aplicativo instalado no celular e posicionar a câmera digital de maneira que o código, disponível na guia do tributo, seja escaneado. Em seguida, o programa exibirá a possibilidade de pagamento.
Outra novidade é que neste ano os carnês de IPTU e Imposto Sobre Serviços (ISS Fixo) foram emitidos em uma única guia. Dentro do conceito de cidade inteligente e sustentável, a guia é mais prática e vai permitir economia de recursos ambientais.
Vitória foi o primeiro município do Estado a implantar essa mudança.
2ª via
O vencimento da cota única ou primeira cota do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) será no próximo dia 16. Os contribuintes que não receberam a guia para pagamento poderão retirar a segunda via pela internet, por meio do endereço http://sistemas.vitoria.es.gov.br/docarrecadacao.
Quem preferir pode ir no dia 13 à Central de Atendimento ao Contribuinte, que fica localizada no Palácio Municipal, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, em Bento Ferreira. O atendimento é das 12 às 18 horas.