A observação de baleias jubarte tem atraído cada vez mais moradores, turistas e pesquisadores à capital pela praticidade no deslocamento e tempo para chegar até as espécies.
Famosas pelos seus saltos, elas podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância do litoral.
Além das jubartes, outros cetáceos também podem ser observados, como o boto-cinza (mais comum na costa), golfinho pintado-do-atlântico, golfinho pan-tropical, baleia minke e cachalote (mais raros).
Para a temporada 2019 do Turismo de Observação de Baleias, a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação da Prefeitura de Vitória (CDTIV) cadastrou as embarcações Mar de Abrolhos e Armando, em conformidade com os decretos nº 17234/2017 e 17454/2018, para uso das áreas públicas de embarque e desembarque de passageiros de caráter turístico.
As duas embarcações atuarão com as seguintes operadoras:
As saídas turísticas acontecerão nos finais de semana (sábado e domingo) às 7 horas, salvo se as condições meteorológicas não permitirem o embarque e o passeio.
Última atualização em 25/07/2019