Publicada em 09/11/2023, às 17h55 | Atualizada em 09/11/2023, às 17h59
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Assistência Social de Vitória tem representação em colóquio internacional
O modelo de serviço Família Extensa, desenvolvido pela Secretara de Assistência Social de Vitória (Semas) foi apresentado no Colóquio Internacional sobre o cuidado da criança e do adolescente na família extensa, que foi realizado nos dias 06, 07 e 08 de novembro, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) .
Os resultados alcançados em Vitória na assistência social estão chamando a atenção, o que rendeu um convite para compartilhar a experiência com os participantes do Colóquio.
Na ocasião, a subsecretaria de Proteção Social Especial Carla Scardua, apresentou o "Família Extensa" executado pela Gerência de Alta Complexidade, por meio da Lei 8.173/2011 e Decreto 15.373/2012 - que institui o Serviço de Acolhimento em Família Extensa.
O Serviço foi implantado pois, na época, havia significativo aumento de demandas por vagas de acolhimento institucional para crianças e adolescentes ocasionando uma superlotação dos espaços e buscando fortalecer ações de garantia da convivência familiar e comunitária, além de identificar o interesse das famílias extensas em assumir o cuidado dos seus membros, porém tinham dificuldade de assumir os cuidados das crianças e adolescentes devido fragilidade econômica.
Vitória se destacou entre as experiências apresentadas pela execução direta, por meio de recursos próprios, articulação com o sistema de garantia de direitos, tempo do subsídio recebido pelas famílias, sendo até a criança/adolescente atingir a maioridade e a família extensa não se restringir a residentes no município de Vitória.
Participaram, também, do evento a gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Anacyrema Silva, e a coordenadora dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes Alessandra Facundes.
Para a subsecretária Carla Scardua, o convite por si só já é uma demonstração de que Vitória tem avançado na execução dos serviços socioassistenciais de forma qualificada e despontando no cenário nacional. "É muito importante que nosso trabalho desenvolvido possa contribuir para que outros municípios implantem o "Família Extensa", considerando a criança e o adolescente como um sujeito de direitos e como prioridade absoluta na elaboração de políticas públicas", disse ela.
O colóquio foi organizado pela Coordenadoria Judiciária das Varas da infância, Juventude e Idoso do Estado do Rio de Janeiro (CEVIJ); pela Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), em parceria com a rede internacional Family For Every Child (FFEC); a organização internacional Save the Children, o Grupo Intersetorial de Cuidados de Crianças e Adolescentes na Família Extensa (GIN-FE) e o Movimento Nacional da Pró Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC).Participaran representantes do Brasil, Austrália, Inglaterra, Colômbia, Panamá, África do Sul, Argentina e Suíça,